Problemas como falta de motivação, baixa colaboração entre os funcionários e ambiente estressante não são características apenas de empresas em crise. Não é raro ver organizações que fecham as contas no azul enfrentando tudo isso, o que significa que poderiam estar desempenhando suas atividades ainda melhor.
Esses e tantos outros problemas são um sintoma bastante evidente de que falta a essas empresas uma cultura organizacional. Isso quer dizer, falta estabelecer um conjunto de visões, valores e práticas que representam, de um lado, a identidade da empresa, e de outro lado, os objetivos que ela pretende alcançar. E esse conjunto precisa ser compartilhado – e vivido – por todos os seus colaboradores.
Um paralelo pode ajudar a entender. Se um time de futebol quer desempenhar o seu melhor, não basta que cada um dos seus jogadores joguem o máximo; é preciso que cada um deles saiba qual a visão do time – atacar ou defender mais? Manter posse de bola ou forçar erro do adversário? – e como jogar em sintonia com os parceiros de equipe.
Assim também precisa funcionar uma empresa: seus funcionários devem ser guiados pelos mesmos valores coletivos e criar um senso de colaboração entre si. E como fazer isso? Confira essas 6 dicas e comece agora mesmo seu planejamento para mudar (ou reforçar) a cultura da sua empresa em 2020:
- Entenda sua cultura atual
A cultura de uma empresa não passa simplesmente a existir com uma reunião para traçar metas e visões. Ainda que você nunca tenha ouvido falar em cultura organizacional, pode ter certeza de que a sua empresa, pela prática, acabou estabelecendo uma cultura própria. Compreenda quais são os valores compartilhados entre seu time, como as pessoas se expressam, quais os pontos positivos e negativos etc. Não deixe seus colaboradores de fora e faça com que sejam parte desse processo, perguntando o que acham que deve ser melhorado e como.
- Avalia sua cultura
Esse é um passo mais prático em que você deverá responder algumas perguntas. O que deve ser mantido? Não é porque sua empresa precisa de uma nova cultura organizacional que tudo precisa mudar, sempre há valores positivos que beneficiarão seus negócios. O que deve ser descartado? Dispense os processos e práticas ultrapassados e invista em ações inovadoras para melhores resultados. O que deve ser adotado? Observe outras empresas com aspectos culturais de sucesso e incorpore aqueles que são fracos na sua cultura atual.
- Agora sim, coloque no papel
Depois de tudo, agora sim é a vez de reunir colaboradores para colocar no papel uma nova cultura. É o momento de anotar tudo que foi discutido e levantado e a partir disso traçar os aspectos que guiarão a empresa no novo ciclo.
- Comunique as equipes
Se já antes era importante tornar os funcionários parte do processo, comunicá-los sobre os resultados é indispensável. Use todos os canais internos para levar as novas ideias a todos os departamentos. Considere fazer campanhas e ações de comunicação interna para tornar a novidade algo viral – afinal estamos falando de uma mudança com grande impacto no dia a dia dos colaboradores.
- Líderes devem dar o exemplo
Novos valores, novas visões, novos processos, tudo é novidade na cultura organizacional e, imagine só, os líderes da empresa continuam com os mesmos hábitos. Sem chance, certo? Os líderes devem seguir à risca as novas diretrizes e influenciar positivamente todos os funcionários da empresa, reforçando o sentimento de harmonia entre todos.
O ano chegou ao fim e com ele a desculpa de que não é possível mudar a cultura de uma empresa. É possível, é necessário e é o caminho para engajar os colaboradores a buscarem melhores resultados!