Alterar o espaço físico e treinar os colaboradores estão entre as dicas para tornar o empreendimento físico mais preparado para atender os clientes
Quando se fala em estratégias de venda digitais, o atendimento personalizado costuma ser uma das prioridades atualmente. Mas, com tantas opções on-line, como ficam as estratégias de venda presenciais?
Nos últimos anos vimos muitos debates sobre o comércio físico e se ele seria, ou não, substituído pelo digital. Novos formatos surgiram com o intuito de unir online e presencial, como o Phygital, e hoje é possível compreender com mais clareza que os modelos não são opostos, mas sim complementares.
Isso, porém, significa que as empresas devem pensar em estratégias para os dois modelos, seja aliando marketing digital ao local, ou até pensando em como customizar o atendimento e desenvolver técnicas eficientes para vender mais.
Por que apostar em estratégias de venda?
Contar com a sorte, ou com a coincidência de um cliente precisar de algo e se deparar com seu serviço, não é suficiente para manter um comércio funcionando com sucesso. Atrair as pessoas e fidelizá-las faz parte do processo, e isso inclui conhecimento em técnicas de venda e desenvolvimento de estratégias.
Para os empreendedores, então, é necessário ter em mente a importância de treinar seus colaboradores, para que todos estejam alinhados com o objetivo da empresa e sejam capazes de solucionar os problemas e atender às necessidades dos clientes.
O resultado disso é um consumidor satisfeito, e disposto a retornar ao estabelecimento, bem como melhorar sua reputação, seja através do “boca a boca” ou até fazendo comentários positivos nas redes sociais ou no Google.
E isso, claro, possibilita mais vendas e oportunidade de investimentos, melhorias e inovações.
Estratégias de vendas para lojas físicas
Existem muitas maneiras de planejar melhorias no atendimento e nas vendas, seja com mudanças no ambiente físico, treinamento de pessoas e alinhamento de objetivos e expectativas. Entenda como criar estratégias eficientes para aumentar as vendas nas lojas físicas:
Saiba quem é seu cliente
Compreender os hábitos e preferências dos clientes permite criar um roteiro de vendas, bem como adaptar o espaço físico, para suas necessidades. Para os vendedores, isso ainda permite conhecer suas dores, o que faz com que eles estejam mais aptos a oferecer produtos ou serviços condizentes com o que eles sentem falta no momento.
Crie experiências exclusivas
Além de propor ofertas e descontos, que ajudam a atrair os clientes para a loja física, o local pode se transformar em um espaço que as pessoas desejam frequentar. Uma livraria, por exemplo, pode criar um clube do livro, reunindo leitores fiéis para comentar mensalmente uma publicação.
Uma sorveteria pode apostar em um combo especial de pais e filhos para o dia dos pais, ou fazer uma seleção especial de sabores para o dia dos namorados.
Faça o cliente se sentir especial
Um dos destaques quando se fala em e-commerce é a possibilidade de customização ao desenvolver estratégias para os clientes. Assim, cada usuário pode escolher como prefere comprar, tornando a experiência única para cada um.
No físico, isso também é importante e mesmo que alguém entre no estabelecimento para resolver uma urgência, a maneira como for tratado vai alterar sua percepção sobre o lugar.
Uma loja de cosméticos, por exemplo, se diferencia se tiver uma profissional de maquiagem que mostre na prática a eficiência dos produtos. As clientes sairão de lá se sentindo bem e têm mais chances de comprar se comprovarem que a maquiagem cumpre com o prometido.
Ouça os colaboradores
Treinar a equipe para atender as expectativas da gestão em relação ao atendimento ao cliente é importante para que todos estejam alinhados e sigam um roteiro condizente com os valores do local.
Mas ouví-los oferece um insight de quem lida com as pessoas diariamente e sabe o que eles querem. Uma vendedora de loja de roupas pode, por exemplo, ouvir com frequência das clientes que o provador é pequeno, ou mal iluminado. Uma pequena mudança de dimensões ou novas luzes pode mudar sua percepção sobre o local.
As pessoas que estão envolvidas no dia a dia da empresa têm dicas e informações importantes que devem ser consideradas ao tomar decisões.
Conheça o que vende
Conhecer na prática o produto ou serviço vendido ajuda a ter mais ferramentas na hora de lidar com os clientes, e resolver mais facilmente suas dúvidas. Uma escola de inglês pode oferecer aulas para os colaboradores, que irão conhecer a dinâmica da sala e poderão explicar isso com mais clareza para potenciais clientes.
Além disso, ajuda no desejo do cliente, seja por algo específico como uma blusa azul de manga longa, ou algo genérico, como uma roupa nova. As estratégias de venda do espaço físico muitas vezes são deixadas de lado, mas isso faz com que a empresa perca oportunidades não só de aumentar as vendas, mas de criar um espaço onde seus clientes querem frequentar.