Posicionar sua empresa estrategicamente no mercado pode significar dar a ela um espaço definido na mente e no coração do consumidor. Para isso, é preciso antes de tudo estabelecer como você quer que sua organização e seus produtos sejam percebidos pelo público.
A sua marca deve ser sempre lembrada por atributos que a destaquem e valorizem, ou seja, quando o cliente bater o olho no logotipo que você criou, ele deve associá-lo a uma série de características positivas e tangíveis que fazem com que ele prefira você ao concorrente. As qualidades dos seus produtos ou serviços, bem como seus diferenciais, devem ser bem trabalhados para que seja apresentada uma proposta única de valor.
E é aí que entra o branding, um processo de gestão e também um conjunto de ações que trabalham para a construção e comunicação da imagem da marca.
A técnica de branding busca trabalhar a boa reputação da empresa, passando uma mensagem clara, reforçando os vínculos com o consumidor e gerando um processo natural de lealdade à marca. Mas, lembre-se, qualquer estabelecimento ou mudança de imagem devem ser feitos de dentro para fora.
Primeiramente, sua marca deve ser percebida pelo público interno, ou seja, o sentimento e a impressão dos funcionários são a base para a construção de um nome. Eles são os primeiros clientes, que devem se tornar os verdadeiros “fãs” e embaixadores da marca, para que possam consumi-la e divulgá-la para suas redes de contatos. Só então é feita uma comunicação que propaga essa imagem positiva também para os demais públicos e consumidores.
Engana-se quem pensa que só as grandes marcas devem se utilizar do branding como estratégia de comunicação, pequenas e médias empresas também precisam se planejar para criar uma identidade e se beneficiar dos retornos que essa prática irá trazer para a organização. O branding pode fortalecer seu negócio, fidelizar mais clientes e colaborar para o crescimento saudável e sustentável da sua marca, que passará por momentos de crise sem grandes arranhões, por já ter uma reputação estabelecida.
Ter uma estratégia de comunicação e marketing vai além de saber precificar e divulgar o produto para vender mais, é preciso que sua empresa, sua marca e seus produtos sejam fortes, pois assim, consequentemente, eles serão também mais lucrativos.