Você sabe o que é preciso para ser um líder

Não importa se o seu time tem dois ou vinte colaboradores, é preciso saber liderá-lo. Gerenciar pessoas não é uma tarefa fácil, mas o sucesso do seu negócio depende disso! Veja os resultados de uma pesquisa realizada pela Delloite, apontando os fatores mais críticos para o sucesso de uma empresa (era permitido escolher mais de uma alternativa): 76% dos entrevistados acreditam que seja o desenvolvimento de lideranças, 72% o gerenciamento de talentos e 72% também valorizam a criação de uma cultura de alta performance.

Quando vemos estes números fica evidente que, para uma empresa dar certo, ela precisa de bons líderes. Por isso, neste post, daremos algumas dicas sobre o que é preciso para se tornar um verdadeiro líder!

  • Dê o exemplo

Essa lição é antiga, mas continua sendo uma das mais importantes! Se você quer ter uma equipe engajada, comprometida, competente e focada em alcançar as metas e objetivos, é preciso que você dê o exemplo. Um verdadeiro líder inspira aqueles que estão à sua volta, fazendo com que queiram ser ainda melhores!

  • Faça um planejamento consistente

Planejamento e eficiência estão diretamente relacionados. Sabe por quê? Pois é necessário organização e senso de prioridade para definir o que fazer, quando fazer e como fazer. Cabe ao líder planejar as atividades da área de forma que estejam de acordo com os objetivos da companhia e repassá-las ao seu time.

  • Saiba ouvir e aceitar sugestões, ideias e até reclamações

Não adianta apenas dizer que “suas portas estão abertas”, é preciso realmente colocar em prática! Sua equipe precisa sentir-se segura para abordá-lo(a) em todas as situações, para conversar sobre uma ideia ou mesmo para falar sobre algo que gerou incômodo. O líder não manda somente, ele também escuta o que os colaboradores têm a dizer.

  • Entenda o perfil de cada colaborador da sua equipe

Isso é importante para que você possa identificar os pontos fortes e fracos de cada profissional e, a partir disso, direcioná-los para o caminho mais adequado. Perfis diferentes pedem desafios diferentes!

  • Preocupe-se com o desenvolvimento pessoal dos membros da equipe

Uma empresa só cresce pra valer quando todos crescem juntos. Por isso, cabe ao líder garantir que a empresa invista no desenvolvimento dos funcionários, seja através de treinamentos, cursos, workshops, eventos ou palestras. Feedbacks construtivos também são essenciais e devem fazer parte da rotina, pois garantem a evolução contínua dos indivíduos.

Para se aprofundar no assunto, recomendamos o curso “Liderança na Prática”, da Fundação Estudar (https://www.napratica.org.br/edicoes/lideranca-16). Em 16h você desenvolverá competências e descobrirá ferramentas para autoliderança. Em Sorocaba, o curso acontece entre 19/05 e 16/06. Inscreva-se até o dia 07/05!

Não se esqueça também de que líderes e chefes são diferentes. Releia o post “Líder x Chefe – qual caminho seguir” (http://gmf-ltda.com.br/blog/lider-x-chefe-qual-caminho-seguir/) para entender melhor!