Não é novidade dizer que a tecnologia provocou inúmeras mudanças no mundo corporativo. Hoje, os novos conceitos e ferramentas tecnológicas estão ao alcance também das pequenas e médias empresas, e seu uso permite encarar os desafios da nova era em um cenário altamente competitivo.
No entanto, não é mais possível confiar o sucesso dos negócios simplesmente à adoção de novas tecnologias ou automatização de processos. As empresas precisam compreender a dimensão das transformações antes mesmo que elas ocorram, antecipando-se às rupturas por meio de uma verdadeira revolução no mindset empresarial.
Isso quer dizer que é a própria empresa que deve impor a si mesma novos riscos para descobrir, assim, novas possibilidades e caminhos para os negócios. Essa mudança é o que chamamos de transformação digital.
Já falamos sobre o tema aqui, então se não tiver muita familiaridade com o assunto e quiser entender o conceito e as diretrizes básicas, acesse este post .
Voltando ao mindset empresarial, o primeiro passo para mudar o modo de pensar da sua empresa é avaliar o impacto que essa transformação produzirá no desempenho dos negócios, estudando a eficiência das novas ferramentas para, depois, redesenhar os processos empresariais de acordo com as novas tecnologias.
O importante, aqui, é sempre ter em mente que a empresa deve estar ao lado do consumidor, compreendendo e antecipando suas necessidades, buscando não apenas aprimorar e diversificar os produtos e/ou serviços, mas todos os procedimentos envolvidos na escala produtiva.
Para as pequenas e médias empresas que querem (e devem) aderir à transformação digital de modo simples e eficaz, há três dicas fundamentais:
- Produtividade
A ideia é básica: uma empresa que quer crescer precisa adotar estratégias para aumentar a produção. A boa notícia é que não é preciso, no início, elaborar grandes e complexas estratégias para atingir esse resultado.
Uma excelente tática é aproveitar a digitalização e implementar sistemas de gerenciamento (softwares), o que permite aproveitar melhor a mão de obra em outras áreas.
- Comunicação
Facebook, Instagram e LinkedIn existem para serem explorados. As redes sociais têm um impacto comprovado no estreitamento de laços entre a empresa e os consumidores, garantindo não só um modo mais prático de apresentar e vender os serviços e/ou produtos, mas também engajar o público e fidelizá-lo.
- Compartilhamento de dados
As famosas nuvens são uma ferramenta poderosa e de fácil acesso que permitem melhor acessibilidade e segurança das informações mais importantes das companhias.
Utilizar a nuvem é uma excelente tática para escalar os seus negócios, uma vez que a alta disponibilidade de informações e a facilidade de compartilhamento são pontos de extrema importância, especialmente para organizações que desejam crescer utilizando o suporte digital.
Se você quer ver a evolução da sua empresa, a transformação digital não deve ser um luxo ou estratégia de curto prazo, mas uma verdadeira revolução no modo de conceber seus negócios.