A primeira preocupação de qualquer pessoa que está começando um negócio é a mesma: como reduzir os custos de investimento? Nos últimos anos, uma alternativa que se tornou bastante popular é o home office. Sem gastos com aluguel e outras contas, mais rápido o retorno sobre o investimento, certo?
Com o crescimento do negócio, trabalhar em casa passa a envolver algumas dificuldades, como espaço, localização, armazenamento etc. À medida que a empresa cresce, surgem novas necessidades, e o caminho mais natural é o aluguel ou compra de galpões e salas comerciais, seja para estabelecer a sede da empresa, seja para armazenar estoque.
Um bom corretor de imóveis não pode ignorar essa mudança. A demanda por galpões e salas comerciais é cada vez maior, o que revela que há um mercado potencial para as operações imobiliárias. Investir nesse mercado pode representar não apenas um novo impulso nos negócios como também a possibilidade de diversificar seu portfólio, não o restringindo apenas às tradicionais locações de imóveis residenciais.
O post de hoje destaca três quesitos fundamentais para começar a investir nesse tipo de negócio.
- Conhecer o cliente e suas necessidades
A dica parece óbvia, não é mesmo? Na prática, nem tanto. Se, por um lado, o mercado imobiliário a cada dia cresce em importância para a economia nacional, por outro lado, os desafios dos corretores também se tornam mais complexos. E tudo começa com uma boa comunicação.
O que isso quer dizer? Para que seu negócio tenha sucesso, é preciso conhecer muito bem o perfil do seu cliente, entendendo suas particularidades, desejos, expectativas e interesses. Em um mercado dinâmico, as necessidades mudam rapidamente, o que exige do corretor uma capacidade de se adequar a essas mudanças.
- Avaliar a estrutura do galpão ou sala comercial
Há fatores bastante objetivos que devem ser levados em conta. O ditado é velho, mas atual: a pressa é inimiga da perfeição. Na ansiedade de ver prosperar imediatamente os negócios, não é raro ver corretores investindo no negócio sem avaliar com rigor um dos pontos mais relevantes da operação: a estrutura do local.
Lembra o que falamos sobre conhecer o perfil do cliente? Pois é, essa etapa é tão importante que faz toda a diferença nesse segundo quesito. Há galpões e salas comerciais de todos os tipos, pensados para todo o tipo de negócio. Assim, o primeiro passo é investir em espaços que melhor atendem aos interesses e necessidades do cliente, considerando todos os fatores envolvidos, como número de empregados, tipo de serviço ou produto comercializado, número de salas administrativas, segurança e monitoramento etc.
Além disso, especialmente nos galpões, é fundamental avaliar a qualidade da estrutura (materiais utilizados na construção, ventilação, iluminação, etc). Aproveite e leia nosso post sobre o que saber antes de alugar um galpão.
- Avaliar a localização mais estratégica para cada negócio
Imagine, por exemplo, que seu cliente seja um distribuidor de produtos eletrônicos e de alta tecnologia. Um galpão numa zona afastada da cidade, conhecida por alagamentos e trânsito, seria perfeito, certo? É claro que não. A mobilidade local é essencial para os negócios. Busque áreas próximas às vias principais de acesso da cidade, preferencialmente em zonas próximas de outros comércios básicos, como restaurantes, lanchonetes e farmácias.
É óbvio que essa escolha dependerá das necessidades de cada cliente. Por isso mesmo, insistimos: tenha uma boa comunicação e conheça bem o perfil do cliente. Sua estratégia depende disso!
Seguindo essas dicas, você pode começar a apostar com segurança em galpões e salas comerciais. Seu negócio diversificado, seus clientes mais satisfeitos.