Como você sabe, o objetivo primário do marketing digital é criar demanda para seus produtos e/ou serviços, atraindo contatos e oportunidades de negócio a partir do uso de suas redes sociais e canais digitais.
O primeiro passo dessa estratégia, portanto, é a geração de leads: isto é, potenciais consumidores que demonstraram interesse nos produtos e/ou serviços que sua empresa oferece.
No post de hoje, separamos 5 dicas de como atrair novos leads para a sua empresa.
- Conhecer o público-alvo
Antes de criar grandes e inovadoras campanhas de marketing, existe uma etapa básica, que é conhecer o comportamento dos clientes em potencial, entendendo suas necessidades e exigências. É uma questão até lógica: para oferecer e entregar o que o cliente precisa, no momento que ele precisa, é preciso conhecer seu perfil.
Para isso, utilize estudos já realizados com o público-alvo dentro de seu mercado de atuação, mas também realize pesquisas com sua base de clientes e anote todas as informações e percepções durante eventos e reuniões.
Falando nisso, em reuniões com possíveis clientes, você deve estar muito bem preparado. O clichê aqui é válido: “o cliente sempre tem razão”. Não se desvie do foco e dos interesses do cliente, apresente aquilo que ele pediu e não tente forçar vendas que não atendem às suas necessidades do prospect.
Então não vá com tanta sede ao pote: depois de fechar a venda, você pode começar a focar em aumentar o ticket médio daquele cliente.
- Site e redes sociais
Um site com informações detalhadas e alimentado regularmente com conteúdo relevante e diversificado é um dos cartões de visita da empresa. Por isso, vale investir na web, contratando um profissional especializado para dar a cara que você quer para a sua empresa.
Além do site, mantenha suas mídias sociais sempre atualizadas: Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outras. As redes sociais são uma realidade que você deve usar e abusar. Publique conteúdo regularmente e seja ativo, interagindo com o público e realizando promoções para aumentar o número de conexões (quando e se fizerem sentido para o seu negócio) – mas não se esqueça que é preciso ter o registro na Caixa Econômica Federal (http://www.caixa.gov.br/empresa/promocoes-sorteios/distribuicao-gratuita-premios/perguntas-frequentes/paginas/default.aspx). As redes sociais são espaços privilegiados para campanhas de marketing.
Hoje em dia, presença digital é tão importante quanto a física!
- Ofereça ebooks
O ebook é um dos formatos mais bem-sucedidos para a geração de leads, por uma razão principal: no site e nas redes sociais, os conteúdos são fragmentados e, pelo próprio limite de espaço, muitas vezes não é possível se aprofundar em determinados assuntos. O ebook permite um nível de detalhamento que pode ser uma das chaves para atrair o público, explorando mais as vantagens dos seus produtos e/ou serviços.
- Invista em ferramentas de direcionamento de tráfego online
Hoje, para qualquer coisa que fazemos, vamos ao Google, não é mesmo? Não é diferente com os potenciais clientes, eles começam pesquisando por lá. Por esse motivo, é preciso que sua empresa tenha relevância nos buscadores. Ferramentas como o AdWords, aliada a técnicas de SEO em seus conteúdos de texto, ajudam a colocar o seu negócio numa posição de destaque maior.
- Invista em formatos de vídeo
Aproximadamente 80% do conteúdo das marcas nas redes sociais é inteiramente de vídeo. Não raro, até mesmo sem som, apenas com legenda. Vídeos estão entre os conteúdos mais acessados nas redes, com mais “curtidas” e compartilhamentos.
Webinars, anúncios, demonstração de uso do produto, infográficos animados – todas essas ferramentas devem ser exploradas. Elas são fundamentais para criar um reconhecimento mais intuitivo da marca, fortalecendo a identidade da sua empresa.