Pequenas empresas: como driblar a alta da energia elétrica em Sorocaba?

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste de quase 20% na tarifa da energia elétrica na região de Sorocaba. A medida passou a valer desde a última semana de outubro deste ano.

 

Esse é um desafio que precisa ser encarado, principalmente pelas pequenas empresas, buscando não só equilibrar as contas devido ao aumento do custo da energia, mas também para permitir redirecionar recursos para investimentos mais importantes.

 

Pensando nisso, separamos 5 dicas valiosas para economizar energia elétrica na sua empresa.

 

  1. Não deixe aparelhos ligados ou em stand by

 

Computadores, impressoras, televisores e outros tantos aparelhos quando ligados – ou mesmo na função stand by – podem consumir pelo menos 20% a mais de energia. Dependendo da quantidade de aparelhos da sua empresa, essa diferença na conta pode pesar bastante para o negócio, por isso procure desligar os aparelhos em períodos de inatividade.

 

  1. Use lâmpadas de LED

 

As lâmpadas de LED não só gastam menos energia como também têm maior vida útil, eficiência (possui funcionamento instantâneo) e custo de manutenção praticamente zero.

 

  1. Aproveite a luz natural

 

Essa é uma dica de economia e bem-estar. Organizando seu espaço de trabalho para aproveitar a luz natural, aproximando os locais de trabalho e organização para janelas, é possível reduzir os gastos e criar um ambiente mais confortável.

 

  1. Repense o ar-condicionado

 

Como é muito difícil abrir mão desse conforto, ainda mais em regiões quentes como Sorocaba, é preciso repensar sua utilização para economizar energia. Alguns cuidados básicos, como utilizar disjuntor com capacidade adequada, evitar ligar e desligar o aparelho em um curto período de tempo, limpar os filtros e não deixar a temperatura menor que 23ºC, podem ajudar a evitar gastos desnecessários.

 

  1. Adapte seu funcionamento para o horário de pico

 

Entre as 17h e as 22h, o Brasil tem um ápice de gasto energético, porque é nesse intervalo que as pessoas voltam para casa e realizam uma série de atividades que consomem alta quantidade de energia. Por esse motivo, as tarifas desse período têm um preço mais elevado.

 

Se o seu negócio comportar uma mudança do horário de funcionamento, é possível transferir o gasto energético para um período em que a tarifa é menor, reduzindo os gastos mensais sem diminuir o gasto energético. Caso não seja possível, você pode programar os itens que mais gastam energia para funcionarem durante o horário de tarifa reduzida.

 

Com algumas mudanças de hábitos, é possível reduzir os gastos com energia elétrica em sua empresa e garantir a saúde das finanças, principalmente em períodos de alta.