Ano novo, negócio novo? Veja 4 maneiras de inovar em sua empresa

Quando chega o final do ano, é o momento das promessas e planejamentos para os próximos 365 dias. Metas, resoluções, sonhos, coisas a mudar, coisas a manter – listamos aquilo que esperamos para um novo ano e o que deveremos fazer para alcançar os objetivos.

 

E se fazemos isso tendo em vista nossa vida pessoal, não tem por que não pensar também no que fazer para ter uma nova vida nos negócios, certo? Se você tem uma empresa e quer começar bem o próximo ciclo, uma palavra deve fazer parte da sua lista de final de ano: inovação.

 

Inovar é um dos modos fundamentais para manter seu negócio relevante em um cenário cada vez mais competitivo e, bem sabemos, marcado por seguidas crises. Pensando nisso, separamos 4 dicas de inovação na sua empresa. Confira!

 

  1. Crie uma cultura de inovação

 

Não adianta simplesmente definir uma série de metas de inovação, como se fosse um planejamento de metas tradicional. É necessário engajar todas as pessoas que participam do negócio, de gestores a colaboradores e parceiros, para que exista de fato uma cultura de inovação.

 

Então, antes mesmo de pensar nas novas práticas, incentive a melhoria da rotina dos processos criando canais de diálogo que estimulem a equipe a participar das novas ideias, fornecendo feedbacks detalhados, até que isso se torne um hábito.

 

  1. Motive as equipes com ações internas

 

Para transformar essa cultura de inovação em práticas eficazes de melhoria do negócio, é preciso contar com o apoio e disposição de todos. Convide colaboradores a participarem de reuniões e decisões da gestão, assim como para conhecer de antemão novos produtos ou serviços. Além disso, invista em ações de endomarketing, criando um ambiente de confiança e aprendizado, fortalecendo os laços entre a empresa e seus colaboradores.

 

  1. Invista em pesquisa

 

Como já falamos, sabemos que os cenários de crise são bastante comuns na nossa realidade. Quando o mercado começa a apresentar sinais de retração, as verbas destinadas à pesquisa são uma das primeiras a serem cortadas. O problema é que, sem investimento nessa área, é provável que, no médio e no longo prazo, diante da competitividade do mercado, as soluções da sua empresa se tornem defasadas, o que significa perder clientes. Observe as tendências do mercado e fique atento às novas práticas e tecnologias.

 

  1. Fidelize seus clientes

 

Não existe alguém melhor do que quem consome seus produtos ou serviços para dizer o que gostaria de ver diferente, não é mesmo? Em todas as etapas do seu negócio, foque nas necessidades de seus clientes, buscando coletar informações sobre seu comportamento, perfil, interesses etc. Se você quer se manter à frente, deve saber ouvir o público ao qual se destina seu negócio, avaliando a viabilidade das novas soluções.

 

Assim, na hora de esboçar o plano de inovação para sua empresa, tenha em mente que é preciso envolver todas as pessoas: gestores, colaboradores e, sim, clientes. Seu negócio, para ficar de cara nova, precisa considerar todas as caras.