Como os vídeos podem alavancar seu negócio

Em cenário de alta competitividade, investir em estratégias eficientes de divulgação e marketing não é uma mera opção, mas uma necessidade para as empresas. Com o uso cada vez maior da internet e das diversas redes sociais – Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn –, as marcas estão se valendo dos espaços online para divulgar e oferecer seus produtos e serviços.

 

Segundo o estudo divulgado pela agência We Are Social e o Hootsuite, o brasileiro passa, em média, 9h 14min navegando na internet todos os dias. Aproximadamente 3h30 são gastos em redes sociais. Quando pensamos que 169 milhões de pessoas já têm acesso à internet – ou seja, 66% da população – percebemos que muita gente está online diariamente!

 

Nesse contexto, tem especial relevância os conteúdos em formato de vídeo, gerando resultados excelentes do ponto de vista do engajamento e conversão. Para você ter ideia do que estamos falando, segundo o PageWiz, 60% dos visitantes de uma página na web que possui vídeo clicam no “play” antes mesmo de ler uma única palavra.

 

Para exemplificar, confira a seguir os três tipos de vídeos mais básicos que você deve conhecer para alavancar seus negócios:

 

Vídeo explicativo

 

Esse é um tipo de vídeo particularmente importante para empresas de pequeno e médio porte. Como o negócio não tem ainda um alcance tão expressivo, é natural que a empresa encontre dificuldade, principalmente na fase inicial, para explicar o que oferece e por que o negócio é diferenciado.

 

Os vídeos explicativos são um ótimo modo de apresentar a empresa, sua proposta, objetivos e produtos. E o melhor: é possível fazer isso em poucos minutos e em todas as redes sociais mais utilizadas, o que permite maior permanência e engajamento.

 

Demonstração de produtos/serviços

 

Esse tipo de vídeo é um “must”, uma vez que não apenas permite gerar conteúdos relevantes como também apresentar os produtos ou serviços da empresa, demonstrando como podem ser utilizados de maneira prática e quais os diferenciais, despertando a curiosidade do público-alvo. É um tipo de vídeo utilizado principalmente no Facebook e no Instagram.

 

Videocases

 

Qualquer que seja o seu negócio e área de atuação, uma ótima maneira de conquistar novos clientes é mostrando como seus produtos ou serviços tiveram sucesso e mudaram a vida de outras pessoas.

 

Tradicionalmente, os cases eram produzidos na forma de texto, como depoimentos ou entrevistas. Com o formato audiovisual, no entanto, é possível gerar maior engajamento ao trazer mais emoção ao espectador, mostrando as pessoas reais envolvidas, revelando seus sentimentos e demonstrando resultados.

 

Se você ainda não trabalha com vídeos, é hora de reavaliar sua estratégia de marketing. Se quer atrair potenciais clientes e aumentar suas vendas, produza conteúdos em vídeo e aproveite as redes sociais para escalar o seu negócio!