Quem acha que modernizar a empresa não deve ser uma prioridade para os negócios está bastante enganado. Aumentar e diversificar os benefícios relacionados à flexibilidade no trabalho, saúde e bem-estar é uma ótima estratégia para aumentar a produtividade dos colaboradores e obter bons resultados.
A produtividade dos funcionários está diretamente ligada à sua satisfação pessoal e profissional. O raciocínio é até bastante simples: se um funcionário está desmotivado ou infeliz, sua produtividade cai. Por outro lado, se sente que suas necessidades estão sendo atendidas e seus interesses valorizados, seu desempenho aumenta. É o que as grandes startups perceberam já há algum tempo e, não à toa, elas são modelo de negócio para quem quer modernizar sua empresa.
Se você quer deixar sua empresa com uma cara de startup e melhorar a produtividade dos seus funcionários, a dica é investir em dois pontos: benefícios e ambientes de trabalho.
Ações como licença paternidade estendida, possibilidade de home office, day off no aniversário, “short Friday” e traje casual são algumas medidas simples adotadas pelas startups que flexibilizam o trabalho e têm grande impacto no nível de satisfação dos colaboradores.
Outro ponto fundamental é o ambiente de trabalho. Como se sabe, a rotina de prazos e metas pode ser muito estressante para os funcionários, influenciando negativamente na sua satisfação e produção. Uma alternativa é oferecer ambientes de descanso e entretenimento, isto é, disponibilizar espaços no local de trabalho para favorecer relaxamento e interação social.
As chamadas áreas de descompressão são um bom exemplo desse tipo de espaço. Reserve um espaço com pufes, café, televisão, jogos etc. para que os funcionários possam relaxar e conversar durante algum tempo. É o caso de empresas como o MercadoLivre e a Locaweb. No Groupon há inclusive cerveja liberada toda sexta-feira depois das 17h.
Isso sem falar no Google, empresa referência na modernização do ambiente de trabalho. Além do espaço de descontração, tem um restaurante que serve até 100 tipos de refeições por dia e snacks, sucos e refrigerantes à vontade durante o dia todo.
Pensando nisso, há empresas inclusive que permitem que os colaboradores levem seu pet para o trabalho. É o caso da Mars, que fabrica chocolates, molhos e comida para cachorro. No escritório de Campinas, os funcionários podem trabalhar com seus cachorros do lado.
Por isso, se você quer tirar o ar de careta da sua empresa e, ao mesmo tempo, aumentar sua produtividade, inspire-se em nosso post e comece a planejar as mudanças hoje!