Se gerenciar funcionários e colaboradores no espaço físico da empresa já é difícil, hoje, com a popularização do home office, gerenciar equipes remotas deve ser ainda mais, certo?
Por incrível que pareça, pode ser justamente o contrário. Conhecendo algumas práticas consolidadas de gerenciamento de pessoas remotamente, é possível que a gestão da empresa seja até mais fácil do que o modelo tradicional de convívio diário.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você entenda como assegurar que seus colaboradores desempenhem bem suas atividades, mesmo trabalhando de casa ou de qualquer lugar.
- Planeje reuniões fixas
Quando se fala de times remotos, é importante manter uma periodicidade de contato, como forma de observar andamentos de trabalhos, recolher feedbacks e garantir que todos continuem se sentindo parte dos negócios. Inclua no calendário de planejamento datas fixas para realizar videoconferências com equipes.
- Utilize boas ferramentas de gestão de tarefas e compartilhamento de arquivos
O trabalho remoto deve ser prático e não improvisado. Há diversas ferramentas que permitem controlar o trabalho de funcionários em home office. Mas não estamos falando de controle no sentido negativo. A ideia é que, medindo o volume de horas destinadas a cada projeto ou tarefa, é possível rever planejamentos, compreender melhor as dificuldades de alguns trabalhos e buscar modos de reorganizar tarefas para aumentar a produtividade.
Você pode utilizar o Trello e/ou o Slack para gerenciar as atividades individuais, ao mesmo tempo que permite que as pessoas tenham uma visão geral dos projetos.
Em relação ao compartilhamento de arquivos, opções como Google Drive e Dropbox são excelentes para compartilhar de forma rápida documentos, planilhas e apresentações, garantindo que o conteúdo possa ser entregue e editado em tempo real.
- Se você tem várias equipes, crie grupos para cada uma delas
Em um escritório ou sala comercial tradicional, com várias equipes compartilhando o mesmo espaço, muitas vezes a comunicação é prejudicada por informações atravessadas. Para gerenciar times remotos e agilizar a comunicação – e, consequentemente, as respostas, crie grupos de WhatsApp, Skype, Telegram, etc, para troca de mensagens mais urgentes e em real time.
Nas plataformas de gerenciamento de tarefas que mencionamos acima também é possível criar grupos e threads de discussão.
Com todos os recursos e experiência acumulados, o home office não é sinônimo de insegurança para o gerenciamento de uma empresa. Pelo contrário, pode ser um modo inovador e eficiente de melhorar o nível de satisfação das equipes, reduzir custos operacionais e, como consequência, aumentar a produtividade e lucratividade do seu negócio.