Está enganado quem acha que empreender é ter uma ideia genial e começar a ganhar dinheiro com ela rapidamente. O empreendimento é, acima de tudo, uma postura cotidiana que requer algumas qualidades que podem (e devem!) ser desenvolvidas, como criatividade, curiosidade, estudo e desapego.
É claro que há casos de empreendedores que tiveram uma ascensão meteórica logo depois que colocaram em prática seu negócio, mas essa é a exceção. Via de regra, os grandes empreendedores trabalharam e continuam trabalhando muito, todos os dias, para ter sucesso. Afinal, como costuma se dizer no mundo do empreendimento, mais fácil que começar um negócio é precisar fechar as portas de um negócio.
Hoje vamos ver 4 dicas de empreendedores de sucesso, nacionais e internacionais, que podem ajudar principalmente quem está começando um negócio.
- “Abrir uma empresa não é, necessariamente, oferecer o que você gosta de consumir” – Sandro Baumann, sócio-fundador da Mucca
Para o brasileiro Sandro Baumann, é importante que os empreendedores iniciantes exercitem, desde cedo, o desapego em relação à sua ideia de negócio. Isso porque, para ele, não podemos confundir as coisas que temos vontade de fazer com aquilo em que nosso negócio vai se transformando. “Toque seu negócio com paixão”, ele completa, mas adverte que é necessário estar atento e disposto a mudá-lo, mesmo que o resultado final seja bastante distante daquilo que se pensou no começo.
- “Encontre a solução para um problema em sua vida” – Brian Chesky, cofundador do Airbnb
Nada mais, nada menos do que um dos fundadores de uma das mais inovadoras plataformas dos últimos anos. Para Chesky, um dos caminhos mais eficientes da carreira de um novo empreendedor é não pensar em ideias grandiosas para chegar a um produto ou serviço grandioso.
Segundo ele, o melhor é tentar encontrar soluções para problemas mais simples e imediatos que enfrentamos na vida, por mais banais que possam parecer. No final dessa estrada, então sim, pode estar algo grandioso.
- “Analise o quanto seu produto ou serviço é aderente a esse momento do mercado” – Jhonata Emerick, CEO da 99Motos
Há um tipo de empreendedor muito comum que é aquele que tem boas ideias, se esforça, se prepara, se atualiza sobre novas tecnologias, enfim, tem um ótimo perfil de empreendedor, mas tem um problema muito grave: ignora o cenário financeiro.
Ser um bom empreendedor é também, talvez até principalmente, compreender se determinada ideia encontrará espaço dentro do mercado em um momento específico, o que envolve ciclos econômicos, crises, falta de investimento etc.
É por isso que Emerick alerta para a necessidade de, antes de começar um negócio, estudar se o produto ou serviço vai encontrar interesse suficiente para se tornar rentável.
- “O jeito mais rápido de se mudar é sair com as pessoas que já são do jeito que você quer ser” – Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn
Essa dica de Reid Hoffman pode parecer não dizer muita coisa, mas é o contrário. O que o confundador do LinkedIn está nos dizendo é que, antes de qualquer coisa, a experiência vem do nosso contato com os outros. Por isso, antes de começar a empreender sozinho, adquira experiência em outras empresas que você considera bons modelos do que pretende fazer.
Também podemos interpretar essa dica como um aviso sobre a importância de trabalhar com estruturas de negócio já estabelecidas e reconhecidas no mercado, como no caso das franquias. Em todos os casos, o importante é lembrar que o empreendimento não é uma tarefa solitária, mas um caminho de aprendizado com outras empresas e empreendedores.
Empreender é trabalho duro e diário, mas não precisa e nem deve ser uma tarefa cansativa e solitária. Apreender com os grandes empreendedores é um bom começo para quem quer começar o próprio negócio.