Em tempos de instabilidade econômica e alta competitividade, ouvimos todas as semanas que as grandes empresas estão começando a adotar práticas para cortar gastos. E nenhum problema com isso, é uma medida realmente necessária.
Mas é importante dizer que, para a maioria dos pequenos e médios empresários, reduzir custos não deve ser uma resposta emergencial, mas uma prática integrada ao planejamento.
Construir um produto, serviço ou mesmo marca competitivos e crescer em um contexto sempre desafiador exige dos pequenos e médios empresários muito trabalho na calculadora. A redução de custos é importante porque garante à empresa mais recursos para desenvolvimento e inovação de seus produtos e/ou serviços.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de primeiros custos que sua empresa pode cortar.
Telefonia e internet
Como esses são custos fixos, é claro que você não pode cortá-los por completo. Mas é possível reduzi-los. Comece analisando suas necessidades reais: quantos funcionários você tem? Que programas mais pesados sua empresa utiliza? E as ligações, são mais locais ou interurbanas?
Quando fazemos a contratação, geralmente não nos atentamos a todos esses detalhes, e por consequência pagamos mais caro do que realmente precisamos. Para algumas ligações fixas e reuniões, você pode optar pelo Skype, por exemplo. E sobre o plano de internet, sabemos que uma conexão rápida é fundamental, mas talvez você consiga negociar um valor melhor com a operadora – ou mesmo mudar de provedor.
Energia elétrica
Se você tem nem que seja uma lâmpada incandescente na sua empresa, pode esquecer; substitua pelas lâmpadas de LED ou fluorescentes. Além disso, desligue aparelhos que não estão sendo utilizados (atenção: a função “stand by” consome energia).
Estoque
Faça um inventário completo de quais produtos estão sem movimentação no seu estoque e diminua sua produção ou compra. Um estoque parado é um dos grandes “comedores” de dinheiro das empresas. As mercadorias ocupam espaço que poderia ser melhor utilizado e, muitas vezes, estragam ou perdem a utilidade.
Armazenamento
Seja para o estoque, seja para móveis antigos, seja para documentos e cópias acumulados, seja para o que for, uma alternativa comum encontrada pelos empresários é, diante da necessidade de espaço para objetos, alugar um galpão ou outra sala comercial, ou mesmo trocar de sala comercial para uma maior. Essa opção pode ser excelente se a sua empresa, dependendo dos objetivos do negócio, mas vale lembrar que também representam custos adicionais com aluguel, IPTU, energia, segurança etc.
Há uma solução de controle e armazenamento de produtos e equipamentos ideal para reduzir os custos: o self storage. É um modelo de negócio prático que veio para substituir os antigos galpões. São boxes privativos, de diferentes tipos e tamanhos, perfeitos para armazenar tudo que a empresa precisar. Sem falar na segurança: são monitorados 24h por dia, todos os dias, e têm acesso controlado por chaves e senha.
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Ou seja, se você precisar de um espaço extra no seu escritório, poderá buscar por uma sala comercial maior, mas ela não precisa ter tantos m² adicionais para armazenamento, pois é possível utilizar os serviços de um self storage.
Na busca de práticas para cortar as despesas da empresa e permitir um fôlego maior aos negócios, disponibilizando mais recursos para desenvolvimento e produção, pense bem nessas dicas e leve em conta soluções que podem reduzir os custos, sem que seja preciso abordar o tema com o RH.