5 ideias para aumentar as vendas no e-commerce

O seu e-commerce já era um canal de extrema importância antes da pandemia do novo coronavírus, mas agora ele se tornou absolutamente essencial. Dependendo do seu segmento de atuação, ele representa no momento seu único canal de vendas, não é?

Imaginamos que sua principal preocupação atualmente seja aumentar as vendas no e-commerce da sua marca. Confira abaixo algumas ideias que irão te ajudar a alcançar esta meta!

 

5 ideias para aumentar as vendas no e-commerce

  1. Faça upselling para clientes fidelizados

Caso você não esteja familiarizado com o termo, apesar de “upselling” não ter uma tradução literal no português, significa basicamente “vender mais”. O objetivo é aumentar o ticket médio dos clientes já fidelizados e isso pode ser feito de algumas formas:

  • Oferecendo um produto ainda melhor do que aquele que o cliente costuma comprar (aqui estamos falando tanto de qualidade quanto quantidade, pois você pode oferecer um pacote com mais unidades do produto por um valor vantajoso);
  • Indicando produtos similares ou complementares;
  • Upgrade de plano (caso você venda um serviço, por exemplo).

 

  1. Faça campanhas com incentivos e descontos

Todo mundo adora descontos! Ainda mais neste momento, que a maioria das pessoas está em regime de contenção de gastos, uma promoção ou cupom podem despertar a vontade de comprar em sua loja virtual. Você pode enviar um comunicado por e-mail ou divulgar em suas redes sociais. Uma boa abordagem também – e ainda mais direta – é enviar uma mensagem pelo WhatsApp.

 

  1. Inclua mais opções de checkout

Você já tentou fazer uma compra em uma loja online mas, quando foi fechar o pedido, descobriu que não aceitava o meio de pagamento da sua preferência? Ou que era preciso preencher um longo cadastro para poder efetuar a compra? Estes “pequenos detalhes” espantam os clientes na hora! É fundamental oferecer diversas opções de pagamento (débito, crédito, boleto, plataformas como PagSeguro e PayPal) e também uma alternativa para compra com poucos cliques (sem cadastro, apenas informações essenciais).

 

  1. Envie e-mails de abandono de carrinho

Abandono de carrinho é justamente o que acontece se você não seguir a dica 3! Mas existem outros motivos que podem causá-lo também, como indecisão do cliente, valor do frete ou até mesmo uma instabilidade momentânea do seu e-commerce. Para diminuir a taxa de abandono de carrinho e minimizar suas perdas, não deixe de enviar um e-mail para o usuário. Você pode aproveitar esta oportunidade também para oferecer algum desconto ou questionar se pode ajudá-lo com alguma coisa.

 

  1. Crie uma loja no Instagram

Em abril deste ano, o Instagram bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos. Ou seja, não importa qual é o seu público-alvo, é quase certo que será possível encontrá-lo (em maior ou menor proporção) dentro desta rede social. Logo, recomendamos que você realize a venda de seus produtos/serviços também pelo Instagram – agora, com mais tempo ocioso, as pessoas passam ainda mais horas navegando por lá. Não perca essa chance!

 

Seguindo essas dicas, você pode continuar vendendo durante a pandemia!