5 técnicas infalíveis para aumentar a produtividade

Em tempos de tantas incertezas, uma certeza ainda permanece: o dia tem 24 horas e, durante parte delas, é necessário dormir. Infelizmente, muitas vezes a vida não quer saber dessas necessidades: trabalho, obrigações familiares, relacionamentos, descanso, lazer – tudo “junto e misturado”.

Diante desse cenário, muitas pessoas entram em “curto-circuito” ao perceber que falta tempo para desempenhar todas as atividades de forma adequada, principalmente as obrigações do trabalho.

Duas notícias podem aliviar essa sensação angustiante. A primeira é que esse é um problema muito comum, então não é preciso se culpar, e a segunda é que há ótimas técnicas para ajudar você a passar por isso.

É sobre elas que vamos falar no post de hoje. Então continue a leitura se você quiser conhecer 5 técnicas infalíveis para aumentar a produtividade em tempos de home office.

1. Defina metas e objetivos factíveis

Definir metas e objetivos significa elencar prioridades, conferindo o que é indispensável, o que exige mais cuidado, quais são as pendências etc. Essa etapa evitar “bater cabeça” durante o trabalho e permite melhor controle sobre o que é preciso fazer para executar cada tarefa. Além disso, essa será a forma de saber se você está entregando o que é esperado.

2. Planeje suas atividades

Sabendo quais são suas metas e objetivos, é preciso estabelecer prazos – em geral diários ou semanais – para se organizar melhor e não perder tempo com distrações.

Não faltam ferramentas para ajudar no planejamento das suas atividades e do seu tempo, como os famosos “planners”, mas uma dica extra é apostar ainda na boa e velha agenda física. Escrever estimula a memória e ajuda a separar os “ambientes”: computador para o trabalho em si, agenda para conferir e riscar prazos.

3. Diga não à procrastinação

Se antes a procrastinação tinha a ver com uma “fuga” proposital do trabalho, hoje já não é bem assim.

Com a enorme facilidade das redes sociais, pausar o trabalho para dar uma olhada no celular é uma ação normal. Isso significa que não adiamos os compromissos porque arranjamos distrações, mas porque os “ladrões de tempo” estão ao nosso alcance imediato, já nos distraindo naturalmente.

A dica aqui é prática: se não é possível fugir das redes sociais, ao menos é possível estabelecer horários para gastar tempo nelas. Que tal baixar o Forest App para te ajudar a manter o foco?

4. Organize o ambiente de trabalho

O primeiro passo é escolher um cômodo fixo para o home office, pois isso ajuda a criar uma rotina e cria a disciplina de evitar ficar passeando pela casa durante o dia. Bagunça, nem pensar.

Organize todos os itens e objetos em nichos e prateleiras para evitar poluição na mesa de trabalho, o que sempre leva a enganos e “sumiços” de coisas importantes para as atividades. Invista em boa iluminação, principalmente natural, e não se esqueça da maior companhia do trabalho durante o dia: a garrafa de água.

5. Não esqueça os momentos de descanso!

Para aumentar sua produtividade, o descanso é um aliado fundamental. Assim como uma boa noite de sono é um dos segredos para uma boa rotina, inserir momentos de descanso durante o dia é essencial para não sobrecarregar o corpo e a mente.

Ninguém é produtivo 100% do tempo! Procure reservar alguns minutos de descanso para cada uma ou duas horas trabalhadas, o que ajuda a refrescar as ideias e retomar o trabalho com mais disposição. Respeite seus limites, e lembre-se: exaustão não é sinônimo de produtividade!

No final das contas, não existe fórmula mágica. Para aumentar a produtividade é possível adotar algumas técnicas que procuram não apenas melhorar a rotina em termos de organização e planejamento, como também garantir o bem-estar durante o dia e a semana. Que tal começar agora?