Quem está acostumado a ler nossos posts já deve saber muito bem o que é e como funciona o e-commerce. Mas não será estranho se você ainda não tiver ouvido falar em “e-business” e fizer alguma confusão entre as duas coisas. Hoje vamos resolver essa dúvida e falar sobre as vantagens desse modelo de negócio.
O e-commerce, como o nome indica, é o comércio eletrônico, isto é, se refere à compra e venda realizada na internet, sejam elas entre uma empresa e outra, sejam entre uma empresa e um cliente. Ou seja, estão compreendidas todas as transações comerciais de bens e serviços online. Fácil de entender, não é mesmo?
O e-business, por sua vez, é o negócio eletrônico, um modelo mais amplo que engloba todas as atividades da empresa, entre elas a compra e venda na internet. Na maior parte das vezes, o e-commerce é um subproduto do e-business, mas nem toda empresa necessariamente se limita às vendas por meio da internet.
Em outras palavras, o e-business define as empresas que têm sua estrutura baseada em tecnologia, integrando atividades e sistemas de informação eletrônicos, incluindo ou não transações comerciais. A função principal desse modelo, portanto, é auxiliar e organizar os processos de negócio.
Quer um exemplo? A Netflix, provedora global de produções audiovisuais via streaming, que tem quase 210 milhões de clientes, realiza todos seus processos de forma digital, desde o primeiro contato com a plataforma até o consumo do produto no sofá ou na cama de casa.
Assim, ao contrário do e-commerce, que se limita à compra e venda online, o e-business tem ainda como finalidade o atendimento aos clientes, a colaboração com parceiros comerciais e transações eletrônicas dentro da própria empresa.
Só com essas informações já é possível perceber a quantidade de vantagens do modelo e-business. Afinal, com o auxílio da tecnologia na execução dos processos, é possível superar as carências do meio offline e garantir maior eficiência ao planejamento, ao relacionamento com clientes e parceiros e às negociações e trocas de informações.
Isso significa, entre outras coisas, garantir agilidade no serviço ao consumidor, aumentar a disponibilidade de serviços e planejar com mais propriedade a estratégia e as etapas do negócio. Com isso, é possível não apenas projetar o crescimento da empresa, como de fato alcançar os objetivos em menor tempo.
E o custo disso tudo? A pergunta é legítima e a resposta é animadora. Sem as delongas, redundâncias e erros típicos dos processos offline, fica muito mais fácil recolher informações sobre o mercado, o público-alvo, os parceiros e fornecedores etc.
Sem falar no principal: fazer uma análise da concorrência. Desse modo, é possível desenhar estratégias e planos de execução muito mais realistas, evitando gastos e riscos desnecessários.
A transformação digital e o “boom” das lojas virtuais no Brasil e no mundo, ainda mais durante a pandemia, abrem a oportunidade para explorar novos modelos de negócio. O e-business é uma aposta cheia de vantagens e resultados práticos para quem quer fazer o negócio decolar.