O formato de escritórios compartilhados já estava em ascensão, mas teve um boom depois da pandemia. Só no Brasil, a busca por esses espaços em 2022 aumentou 97%. Entenda o que é necessário para abrir um coworking e quais as vantagens de apostar nesse tipo de empreendimento
Nos últimos anos, vimos mudanças profundas acontecerem no ambiente de trabalho. Com a pandemia, muitas pessoas foram obrigadas a mudar a rotina e trabalhar de casa. Para alguns, o ponto comercial fez falta, enquanto outros se adaptaram melhor à realidade do home office.
Segundo uma pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 20 milhões de pessoas exercem funções que podem ser feitas de casa, o que representa 24,1% das ocupações do mercado de trabalho. Porém, a presença física voltou a ser estimulada, tanto para ampliar o contato social entre os colaboradores, como para melhorar o controle da gestão e manter a equipe motivada.
Os números mostram que a maioria das pessoas prefere trabalhar em formato híbrido, com dias em casa e dias presenciais. Um levantamento feito pela WeWork na América Latina indica que 81% dos trabalhadores preferem o formato híbrido. Com isso, as empresas precisam repensar suas sedes, e analisar se faz sentido manter um escritório ou apostar em outras opções.
Um formato que já estava em ascensão e se adequa a essa nova realidade é o coworking. Só no primeiro semestre de 2022, a busca por essa modalidade aumentou 93% no mundo. No Brasil, essa taxa é ainda maior, e chega a 97%.
Mas como funciona um coworking?
Os coworkings são espaços físicos de trabalho que contam com aluguel de salas próprias para escritório, áreas para reunião, ou até mesmo recintos menores para uma pessoa trabalhar. Em geral, contam com formatos e tamanhos distintos, permitindo atender diversos tipos de empresa, além de profissionais autônomos, ou equipes que trabalham por projeto.
Para os profissionais, pode ser alugado por dia, por hora ou por mês, de acordo com a necessidade de espaço. É uma opção para fazer rodízios de equipe no formato híbrido, ou para empresas com poucos funcionários, e até mesmo para quem trabalha de casa, mas precisa fazer reuniões com clientes.
Como abrir um coworking?
O primeiro passo para quem quer empreender no mercado de coworking é buscar um imóvel adequado. Além da localização, há muitos fatores para levar em conta, como espaço para carros, uma cozinha equipada, tamanhos dos ambientes.
A localização também significa decidir a cidade. Apesar das capitais terem maior procura por esse tipo de espaço, no interior há muitas oportunidades e vantagens, como preço menor de aluguel, facilidade e rapidez no acesso, entre outras coisas.
Essa decisão deve ser baseada no planejamento do negócio, e deve levar em conta o público-alvo e tipo de empresas que pretende atrair.
Planeje bem os ambientes
Definir o público é essencial para a etapa seguinte, que é planejar os ambientes. Segundo um levantamento do Coworking Brasil, em geral os espaços no Brasil são divididos dessa forma: 23% mesas compartilhadas, 17% mesas privativas, 21% salas privativas, 14% salas de reunião, 13% espaço de convivência e 10% salas especiais. Essa média considera um imóvel de 384 m².
Além da configuração, é importante contar com um bom mobiliário, não só para os escritórios, como para a área de convivência e cozinha. Ao criar um coworking, também é preciso ter em mente que você é responsável pela decoração, limpeza e manutenção do local. Portanto, essas despesas devem ser incluídas no planejamento financeiro.
Como se destacar
A presença digital é essencial para todo negócio, portanto, um site é requisito básico, além de informações claras no Google. Apostar em marketing digital para atingir empresas e pessoas que podem fazer parte do público-alvo é importante, e anúncios digitais podem ampliar a visibilidade.
Por ser um espaço físico, apostar em uma fachada que seja fácil de identificar também atrai também quem já procura lugares na região, além de quem está de passagem.
Outra forma de se destacar é oferecendo um serviço personalizado. Em ambientes profissionais, é possível que haja necessidades específicas, como um coffe break para clientes, ou envio de materiais por motoboy.
Uma oportunidade para quem busca um diferencial é oferecer esse tipo de serviço “extra”, que além de ser cobrado a parte, pode garantir a fidelidade dos clientes no coworking.