A pesquisa é uma etapa importante quando se está pensando em abrir um negócio. Apesar de muitas vezes ser recomendável escolher um ramo de atuação no qual você já tenha experiência prévia, nem sempre ele será o mais promissor. Por isso, avalie quais segmentos mais atendem às demandas do mercado atualmente e devem apresentar maior crescimento nos próximos anos.
Um estudo elaborado pelo Sebrae com base no perfil de novas empresas em anos anteriores e no comportamento da economia nacional na atualidade, revelou que as atividades que atendem às necessidades básicas da população, as que oferecem serviços de reparação e serviços especializados que permitem a redução de custos operacionais a outras empresas são as que mais tem chance de sucesso em 2017.
Como a população brasileira continua crescendo, mesmo em tempos de crise econômica não deixa de consumir produtos de necessidade básica. Por esse motivo, quem está pensando em abrir um negócio nas áreas de alimentação, vestuário e higiene pode se dar bem. Mas é importante ter em mente que, devido à fragilidade da economia, a maior parte das pessoas está em busca de alternativas mais baratas, então o preço dos produtos deve estar de acordo com essas expectativas ao apresentar um bom custo-benefício.
Já o segmento da reparação, que apresentou um crescimento sólido nos últimos anos, continua aquecido. Isso se deve pois a ascensão econômica das classes C e D até 2014 impulsionou a aquisição de muitos eletrodomésticos, eletrônicos e automóveis. Porém, como a crise gerou desemprego e redução de crédito, tornou-se muito mais difícil substituir esses itens caso quebrassem – logo, as pessoas precisam reparar seus bens ao invés de comprar produtos novos.
As inovações tecnológicas também têm um espaço entre os negócios mais promissores. Este ano, as organizações que criarem ou comercializarem produtos/serviços inovadores, que atendam outras empresas e possibilitem o ganho de eficiência produtiva e/ou redução de custos, certamente encontrarão demanda no mercado brasileiro.
Os serviços especializados como os de advocacia, comunicação, gestão empresarial, gestão administrativa, contabilidade e informática também fazem parte da lista dos empreendimentos com foco B2B (business to business) que têm grande potencial de sucesso.
Outros serviços como os da área da saúde: consultório médico, serviços ambulatoriais, fisioterapia, nutrição, venda de planos de saúde, comércio de medicamentos e artigos de ótica; bem como estética/beleza também são indicados no estudo do Sebrae.
Caso você já esteja com todo o planejamento pronto e falta apenas o endereço, confira os galpões e imóveis oferecidos pela GMF.
Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso. abraço