O Parque Tecnológico de Sorocaba vai capacitar gratuitamente empreendedores ligados à economia criativa da cidade e da região. As inscrições para o processo seletivo estão abertas e vão até 10 de julho.
O objetivo do programa é fortalecer e incentivar o desenvolvimento regional e cultural. No segundo semestre de 2019, serão contemplados os segmentos de artesanato e TI (tecnologia da informação). Os projetos têm duração, em média, de quatro meses e envolvem cursos com média de dois encontros presenciais por mês.
Para se inscrever, é necessário acessar o site do Parque Tecnológico e preencher o link de inscrição ou entrar diretamente no link.
A capacitação é uma palavra-chave para o empreendedorismo, uma vez que uma das maiores razões para o fechamento de novas empresas é a falta de preparo dos empreendedores, que encerram as atividades por não serem capazes de lidar com os desafios.
Não basta ter uma boa ideia ou dinheiro para garantir o sucesso do negócio. Um empreendedor deve ser capaz de analisar o mercado de forma adequada e de projetar um crescimento organizado e saudável para a sua empresa.
Quer dizer que, para empreender, é preciso entender tudo sobre economia? Não é por aí. É claro que um empreendedor não precisa ser especialista em diversas áreas. Mas deve investir em uma busca contínua por novos conhecimentos aplicáveis à sua atividade, garantindo que esteja atualizado e atento para antecipar problemas e construir soluções.
E se engana quem acha que capacitação tem a ver apenas com aprendizado técnico. De nada adianta saber tudo sobre fluxo de caixa ou gestão de negócios e não saber lidar bem com pessoas. Cursos de capacitação trabalham também com questões comportamentais e emocionais, melhor preparando o empreendedor para tratar com clientes e suas necessidades.
Além do desejo de ter o próprio negócio, quem está entrando no mundo do empreendedorismo precisa investir em seu crescimento pessoal e profissional, capacitando-se para lidar com todas as questões envolvidas na sua atividade.
Com ferramentas para administrar melhor sua empresa e autoconfiança para seguir aprendendo e desenvolvendo novas habilidades, técnicas e comportamentais, o empreendedor pode fazer a diferença no ramo de atividade escolhida!