O número de empreendedores no Brasil segue em crescimento, e a transformação do mercado e dos consumidores dita as regras para novos negócios. Por isso, reunimos alguns setores que se destacam, para quem deseja realizar o sonho de ter o próprio negócio em 2022!
Se o ano começa só depois do Carnaval, já está mais do que na hora de iniciar os planos para 2022! Os últimos tempos foram desafiadores, mas a possibilidade de retornar à vida normal vem acompanhada de sonhos para tirar do papel. Para muitas pessoas, isso significa mudar de carreira e abrir o próprio negócio.
Por aqui, já demos diversas dicas sobre como começar a empreender, abrir uma start-up e até como ser um empreendedor de sucesso. Mas também sabemos que há muitos desafios no caminho, especialmente com o número de micro e pequenos empresários em plena expansão.
O Brasil registrou um recorde de abertura de novos negócios em 2021, segundo dados do Sebrae. Foram mais de 3,9 milhões de empreendimentos, 19,8% a mais que em 2020. Desse número, 3,1 milhões foram micro e pequenos empreendedores (MEI), cerca de 80% do total.
Com dados tão altos, às vezes pode parecer difícil fazer um negócio prosperar. Mas as oportunidades existem, é só saber onde começar. Por isso, selecionamos algumas áreas que estão em destaque no mercado, e podem oferecer uma ótima oportunidade para quem quer começar seu próprio negócio. Confira:
Cuidando dos bichinhos
Não é de hoje que o mercado pet se destaca como boa opção de investimento, e não há indicações de que o setor vá desacelerar. Em 2020, o Brasil movimentou R$ 40 bilhões no segmento e, ao contrário do que parece, os consumidores não estão concentrados nos grandes pet centers. Pequenos e médios negócios representam 90% do setor no país, indicando potencial para quem está começando.
Além disso, o número de donos de pet aumentou 30% desde o início da pandemia, e novos pais e mães de pets têm longos anos para mimar seus filhotes. Nesse cenário, o céu é o limite: ração, brinquedos, roupas, móveis, acessórios e comidas especiais são alguns dos exemplos que atendem esse segmento.
Saúde e bem-estar
Passar tanto tempo em casa fez com que muitas pessoas repensassem alguns hábitos, passando a se alimentar melhor e achar novas formas de se exercitar. E essa tendência deve permanecer, com alimentação saudável e busca por alternativas para se manter ativos.
Para quem quer focar em alimentação, comidas fit e a base de plantas são boas pedidas, e também marmitas para quem não tem tempo de cozinhar, mas quer comer bem. Além da alimentação ser um setor essencial, há a possibilidade de abrir um estabelecimento, ou trabalhar com entregas, fazendo tudo de casa mesmo.
O setor ainda oferece oportunidades em academias especializadas, estúdios dedicados a uma atividade específica (pilates, spinning, etc.) e até aplicativos fitness.
Novo, de novo
Os brechós e sites de venda de usados podem não ser novidades, mas estão em plena expansão, com a criação de novos apps e soluções que facilitam a logística. Vender itens usados pela internet, inclusive, ganhou sua própria designação, o “recommerce”. Além de incentivar a economia circular, revender se alinha com um desejo do consumidor moderno de reduzir as compras e promover a sustentabilidade.
Além das roupas, esse mercado se expande, bem, para tudo. Se estiver em boas condições, pode ser vendido!
Um clube para chamar de meu
Todo mundo tem um hobby ou uma atividade favorita de acordo com seus interesses. Para alguns, pode ser curtir um bom vinho em casa, testar produtos de skincare, experimentar cervejas do mundo todo ou ler quantos livros puder. Para cada um desses momentos de lazer, é possível criar um serviço customizado, como um clube de assinatura.
Assim, mensalmente, ou quinzenalmente, o consumidor tem acesso a novidades relacionadas ao seu tema favorito, seja em formato de caixa na porta de casa, ou de forma virtual. Há muitos nichos que podem ser atendidos, especialmente no segmento de beleza e cultura e o setor segue em franca expansão, movimentando R$ 1 bilhão só em 2020.
Perto, porém a distância
Com a obrigação do ensino a distância, novas oportunidades surgiram. Quem trabalha com cursos e palestras viu no formato on-line uma oportunidade de atrair novos participantes, que não precisavam enfrentar as barreiras físicas. Hoje, é possível estudar de qualquer lugar a qualquer hora e as plataformas que agregam esse conteúdo vão permanecer em alta.
Para o meio digital, porém, esse conteúdo precisa ter um novo formato. E é aí que estão as oportunidades: oferecer ferramentas e soluções que ajudem no desenvolvimento de conteúdos mais atrativos, além de uma plataforma prática, que possa ser acessada e navegada com facilidade.
Agora que você já sabe algumas ideias para abrir o próprio negócio, é hora de arregaçar as mangas, pesquisar e finalmente tirar seu sonho do papel!