Como abandonar o emprego fixo para empreender

Como abandonar o emprego fixo para focar no seu negócio

 

Se você aproveitou nossas dicas e começou a empreender na crise (http://gmf-ltda.com.br/blog/por-que-empreender-na-crise/), talvez esteja chegando o momento de deixar o seu emprego para trás e se dedicar somente ao seu negócio.

Neste post, iremos te ajudar a reconhecer os sinais de que a hora chegou e te ajudar a dar os primeiros passos para ser seu próprio patrão 100% do tempo!

Sua empresa cresceu e está se estabelecendo no mercado?

Esse provavelmente é o sinal mais claro de que o momento de se dedicar apenas ao seu negócio está se aproximando. Certifique-se de que a sua empresa tem atingido suas metas de crescimento e se, a cada dia que passa, é mais conhecida pelo seu público de interesse.

O dinheiro também está entrando e a carteira de clientes crescendo a cada dia? Maravilha! Não dar a devida atenção ao seu empreendimento pode levar à estagnação e até ao declínio, então é necessário saber a hora certa de agir.

O negócio exige muito do seu tempo?

É possível perceber se a sua empresa precisa que você esteja mais disponível, quando: o relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros é muito relevante para o sucesso e você precisa de mais tempo para dedicar-se de forma adequada a esta atividade; algumas oportunidades foram perdidas por falta de atenção ou horas úteis no seu dia; clientes se sentem inseguros pois percebem que o(a) dono(a) nem sempre está presente ou atende prontamente às solicitações e mensagens.

Tem uma reserva suficiente para se manter por pelo menos um ano?

Caso você tenha, ótimo! Mas se ainda não guardou dinheiro o bastante, recomendamos encarar todos os ganhos de seu empreendimento como “extras”, e não como adicionais à sua renda atual. Espere que o montante acumulado seja suficiente para que você possa se manter, sem quedas drásticas em sua qualidade de vida, durante o período de um ano.

Afinal, é sempre bom estar preparado(a) para imprevistos!

Você não aguenta mais o seu trabalho?

Se acordar todas as manhãs é aquele martírio e você não aguenta mais a depressão na noite de domingo, talvez já tenha passado da hora de abandonar o emprego fixo para focar somente na vida empreendedora.

É claro que nenhum trabalho é perfeito, mas se esses sentimentos são recorrentes e você não vê perspectiva de mudança, por que não começar a investir todo o seu tempo no próprio negócio?

 

Então, se você respondeu SIM para todas as perguntas acima, quer dizer que você está mais do que pronto(a) para começar o novo capítulo da sua vida e se dedicar integralmente à própria empresa!

Mas seja sincero nas respostas, pois este movimento precisa ser feito de forma consciente. É preciso ser audacioso e otimista para empreender, mas tomar uma decisão por impulso ou sem o planejamento necessário pode custar muito caro no futuro.