Como as fintechs podem ajudar as PMEs

 

Você já deve ter ouvido falar em fintechs, ou, ainda que não conheça o termo, certamente já ouviu falar delas e não se deu conta. Fintechs são empresas que trabalham com inovações tecnológicas para otimizar os serviços do sistema financeiro, com um custo operacional menor do que as instituições financeiras tradicionais.

 

As fintechs oferecem produtos e serviços mais descomplicados, transformando o dia a dia dos clientes e, de quebra, auxiliando na educação financeiras das pessoas, razão pela qual vêm desafiando os grandes bancos do setor.

 

Nos últimos anos, as fintechs têm crescido substancialmente no mercado nacional e também no internacional, criando produtos inovadores nas mais diversas áreas, como cartões de crédito, seguro, empréstimo, pagamentos, investimentos e controle de finanças.

 

Impulsionando a oferta, facilitando o acesso e desburocratizando o crédito, as fintechs têm possibilitado uma inclusão financeira particularmente interessante para as pequenas e médias empresas. Quando o assunto é crédito, as chamadas PMEs enfrentam dificuldades para pagar as parcelas de seus empréstimos, atrasando financiamentos e sofrendo redução de crédito, o que, no limite, pode impedir a continuidade dos negócios, levando à falência ou gerando desemprego.

 

Para suprir essa dificuldade, as fintechs oferecem serviços mais segmentados do que os bancos tradicionais, permitindo melhor enfoque para construir soluções para problemas específicos, diminuindo a burocracia e promovendo adaptações às necessidades de clientes.

 

Como isso é feito? Diferente dos bancos, as fintechs não oferecem linhas de crédito apenas para clientes com longos históricos de relacionamento, mas viabilizam recursos financeiros com menores taxas de juros para empresas de menor porte, o que permite que as PMEs tenham capital de giro para manter ou mesmo ampliar a capacidade produtiva, gerando emprego e investimentos.

 

Desse modo, o poder financeiro que ficava concentrado nas mãos apenas das grandes empresas passa a ser redistribuído para empresas de inovação, possibilitando que os serviços financeiros cheguem com mais facilidade aos empresários que mais precisam deles.

 

Por isso, se você é pequeno ou médio empresário, não pode deixar de conhecer as vantagens das fintechs. Não é apenas a oportunidade de manter a saúde financeira de seus negócios, como também uma forma de construir um caminho sólido para o crescimento de sua empresa.