Como as pequenas empresas podem usar a tecnologia para crescer

Durante muitos anos, ser um pequeno empresário justificava sofrer com a competitividade, diversas vezes por não estar totalmente integrado aos novos recursos tecnológicos. Hoje esse não é mais um motivo válido e você precisa saber como é possível usar a tecnologia para expandir o seu negócio – mesmo que seja uma pequena empresa – e competir de igual para igual no mercado.

 

Com a transformação digital (http://gmf-ltda.com.br/blog/transformacao-digital-sua-empresa-ja-aderiu/) e o surgimento de novas ferramentas tecnológicas, as PMEs podem aumentar a receita e melhorar a produtividade, conquistando mais clientes e consolidando sua marca. Mas como fazer isso?

 

Digitalize-se

O primeiro passo é garantir uma boa infraestrutura digital. Se a sua empresa utiliza sistemas computacionais antigos, quer dizer, com mais de 4 anos, significa que está perdendo em eficiência. Empresas que querem se destacar devem investir na renovação periódica do parque de computadores e dispositivos móveis, adquirindo sistemas mais otimizados, com maior velocidade de upload e tempo de resposta.

 

Sistema de gestão empresarial (ERP)

Outra prática simples e extremamente viável é a utilização de softwares que permitam integrar atividades e estabelecer colaboração entre os funcionários, compartilhando documentos, processos e cronogramas em tempo real, aumentando a eficiência do trabalho no dia a dia. Já falamos sobre sistemas de gestão empresarial, o famoso ERP, em um post no blog. Relembre aqui: http://gmf-ltda.com.br/blog/sistema-de-gestao-empresarial-vale-a-pena-investir/

 

Automação de Marketing

Dentre as diversas áreas de uma pequena empresa, uma que é muitas vezes negligenciada é o marketing. E mesmo quando a orgaização tem esse departamento, nem sempre existe a convergência com a tecnologia. O que isso quer dizer? Que pode-se estar investindo muitos recursos em ações ultrapassadas e pouco nas digitais.

 

Além de uma estratégia sólida de marketing digital sólida, recomenda-se investir em links patrocinados (http://gmf-ltda.com.br/blog/como-impulsionar-seu-negocio-com-links-patrocinados/), por exemplo. Outro ponto importante é a automação de marketing, que pode ser feita por meio de ferramentas digitais específicas para tal, como o Hootsuite e o RD Station. Através delas, é possível criar um fluxo de ações (como envio de email marketing, newsletter, etc) e fica muito mais fácil acompanhar os indicadores, para saber o que de fato está gerando resultado.

 

Home Office

Quem ainda teme o home office, é porque não sabe todos os benefícios que ele pode trazer. Com os recursos tecnológicos hoje disponíveis, não faz mais sentido gastar um tempão com deslocamentos. Se o profissional utilizar as horas que passaria em trânsito para trabalhar, ou mesmo para descansar e estar mais diposto e criativo no dia seguinte, o impacto é bastante positivo, concorda?

Claro que não são todas as profissões que permitem que se faça home office, ou mesmo todos os tipos de negócio. Mas quando possível, além de ser um benefício para o funcionário, ainda reduz muito os custos da sua empresa.

Se você tem dúvidas sobre como gerenciar times remotos, acesse: http://gmf-ltda.com.br/blog/como-gerenciar-times-remotos/

 

Todas essas dicas são formas simples e economicamente adequadas para uma pequena empresa se valer das tecnologias disponíveis para expandir seus negócios e operar com maior competitividade no mercado. A tecnologia é sua aliada, faça bom uso!