Como continuar vendendo durante a pandemia

Dependendo do seu segmento de atuação ou se você gerencia uma pequena ou média empresa, a pandemia do COVID-19 provavelmente provocou impactos significativos nos seus negócios. Mas nem tudo está perdido! Existem alternativas criativas para continuar vendendo seus produtos e serviços.

Confira a seguir algumas sugestões para não perder negócios e continuar vendendo na pandemia:

  • Mantenha o relacionamento com seus clientes

Se fazer presente, mesmo à distância, é fundamental. Os clientes precisam lembrar da sua empresa neste momento tão delicado. Mudou seu modelo de negócios na pandemia? Está ofertando produtos/serviços diferentes ou de uma nova forma? Entre em contato com sua base de clientes para comunicá-los sobre como sua marca agrega valor mesmo durante a pandemia, seja por e-mail, redes sociais, WhatsApp, comunicados ou a boa e velha ligação!

  • Antecipe a transformação digital

A pandemia do novo coronavírus fez com que diversas empresas acelerassem seus projetos de transformação digital – afinal, em tempos de quarentena e isolamento social, o universo online tornou-se ainda mais essencial para a sobrevivência dos negócios. Por isso, leve tudo que puder para o digital! Chegou a hora de tirar seus planos de e-commerce do papel, por exemplo. Ou se você já vende pela internet, mas somente na sua região, por que não buscar uma forma de viabilizar a entrega para outros estados brasileiros? Este é o momento de usar a tecnologia em favor do seu negócio e trazer o que for possível da sua operação para o mundo digital.

Já escrevemos um post sobre ferramentas gratuitas que contribuem com o trabalho remoto. Se ainda não leu, vale o clique!

  • Divulgue online

Ainda dentro do assunto da transformação digital, mas este tópico é tão importante que merece destaque. Mobilize toda a empresa para que façam uma força-tarefa de divulgação de seus produtos/serviços nos canais online: site, blog, mídias sociais, e-mails, WhatsApp, Webinars e Lives. Além de utilizar os canais oficiais da empresa, estimule os funcionários para que compartilhem em seus perfis pessoais, para assim aumentar a capilaridade da sua rede de divulgação.

  • Entregue em domicílio

Mesmo que você ainda não tenha uma estrutura de e-commerce já montada, ainda pode vender seu produto por canais mais convencionais (como email e telefone) e agendar a entrega em domicílio para seu cliente. Você pode contratar um serviço de motoboy ou até mesmo Uber para as entregas, ou ainda mobilizar parte de sua equipe para fazê-las.

  • Flexibilize as atividades dos colaboradores

Enquanto algumas posições têm pouca ou nenhuma atividade para realizar no momento, outras podem demandar um suporte extra. Por exemplo: a pessoa responsável pela manutenção/limpeza do escritório pode ajudar no delivery; alguém do time de marketing pode ser tornar consultor(a) online de um determinado produto/serviço, etc.

Recomendamos também que você leia o artigo “Como reduzir custos na empresa para sobreviver à crise“.

 

É preciso se reinventar para continuar entregando valor aos clientes durante a pandemia do COVID-19. Não desanime, você encontrará o melhor caminho!