Começar um negócio pode ser muito desafiador, especialmente no começo, mas alguns caminhos te deixam mais próximo ao sucesso
Não é fácil começar a empreender, principalmente para quem nunca desenvolveu uma atividade empresarial. No início, com muito mais desafios do que resultados, muitas pessoas acabam desistindo de criar o próprio negócio.
E já nesse ponto temos o primeiro erro: o empreendedor deve adotar uma postura ativa, e não reativa. Ou seja, o empreendedor não espera as oportunidades, ele as cria. Não basta ter uma ideia e colocá-la em prática, é necessário também persistir nos objetivos, mudando de direção conforme surgem obstáculos.
Assim, pensando nas dificuldades de quem quer abrir um negócio, hoje vamos falar um pouco sobre alguns dos aspectos mais importantes do começo de um empreendimento. E dois deles já falamos acima: iniciativa e persistência.
Preparação
Abrir um negócio não é um hobby de final de semana. Para que as coisas deem certo, os “marinheiros de primeira viagem”, como se diz, devem buscar no mínimo se informar adequadamente sobre a área em que pretendem empreender. Se não for possível fazer cursos de gestão e empreendedorismo, busque ler muito sobre os assuntos, assim como pedir aconselhamento para profissionais.
Faça o que você gosta
Se antes mesmo de ter um negócio você já está pensando em primeiro lugar no lucro que a atividade pode oferecer, repense seus objetivos. Essa poderia ser uma lição para diversas áreas, mas é perfeita para o empreendedorismo. Isso porque a capacidade de identificar saídas, construir novos modelos e desenvolver novas ideias está diretamente relacionada ao grau de afinidade com o negócio. Quem faz o que gosta, faz melhor. Quem escolheu um negócio em que não acredita, vai desistir no primeiro contratempo.
Planejamento
Como não poderia deixar de ser, esse é o aspecto mais importante para construir um negócio de sucesso. Calcule todos os tópicos do seu negócio: custos, metas, perfil dos clientes etc. Essa é uma etapa fundamental não apenas para saber o quanto deverá investir na empresa como também qual estratégia adotar a partir do seu plano de negócios.
Plano de negócios
Falando nele, o plano de negócios é uma espécie de bússola do empreendedorismo, a ser consultada a todo momento. Nesse plano, que pode (e deve) ser um documento sempre acessível, o empreendedor deve ser realista e resumir a estrutura e as característica do seu negócio, fixando suas limitações. Além disso, deve conter uma análise do mercado inicial: clientes, concorrentes, fornecedores. É também o momento em que o empreendedor predetermina preço de venda e volume de venda.
Reserva mínima
É consenso entre os especialistas a importância de manter um capital de reserva para resolver os imprevistos que são muito comuns na fase inicial de criação de um negócio. Além disso, não custa lembrar, o primeiro passo antes de se pensar em qualquer empreendimento é ter um controle financeiro pessoal adequado.
O que não falta no mundo são boas ideias. No entanto, se nunca forem colocadas em prática, é como se não tivessem jamais existido. Criar um negócio de sucesso é mais do que colocar ideias em prática: é arar o terreno para que elas possam nascer firmes e impactar positivamente a vida dos seus clientes.