Quem tem uma sala comercial sabe da importância de ser um lugar muito bem projetado. Afinal, é um espaço em que circulam diariamente várias pessoas, entre funcionários e clientes. Algumas pessoas talvez não se deem conta, mas parte desse projeto é a decoração.
A decoração de uma sala comercial não existe apenas para enfeitar ambientes, mas tem a função de compor uma atmosfera que, ao mesmo tempo, ofereça eficiência para o trabalho e passe uma imagem específica que a organização queira transmitir. Por isso, essa é a primeira pergunta que deve ser feita: como minha empresa quer se apresentar ao mundo?
Como não estamos falando de uma tarefa simples, reunimos algumas dicas para que você monte uma sala comercial que, além de aconchegante, ajude no seu negócio.
Cores fortes, ambientes pesados
Para dar à sala comercial a cara da sua empresa, leia antes sobre o significado de algumas cores, bem como as sensações que elas despertam nas pessoas. De qualquer forma, evite abusar das cores intensas ou vibrantes, pois cansam a vista e dispersam a atenção. Se, por exemplo, sua marca tem como cor predominante o vermelho, use-o como cor secundária em combinação com cores claras.
Iluminação é a palavra do dia
A iluminação é o exemplo perfeito de como a decoração pode e deve funcionar tanto para melhorar o ambiente quanto para otimizar o trabalho. Ambientes bem iluminados, com combinação de lustres e luminárias, deixam os espaços mais confortáveis e ajudam a aumentar a produtividade dos funcionários. A dica é usar lâmpadas frias ou de led, pois iluminam mais e consomem menos energia.
Móveis servem para organizar
Na busca por desenhar ambientes contemporâneos, algumas empresas abusam na escolha de móveis recortados e estilizados, muitas vezes insuficientes para armazenar arquivos, papéis e outros objetos que fazem parte do dia a dia. Defina como prioridade, na hora de escolher mesas, escrivaninhas e armários, as necessidades de armazenamento, assim você evitar o acúmulo de itens aos olhos dos clientes.
Itens decorativos podem ter função
Na composição de um ambiente, geralmente sobra para o último momento a escolha de acessórios decorativos, como vasos, pequenas esculturas, fotografias etc. Em uma sala comercial, pense desde o primeiro momento que itens você quer deixar expostos. É muito comum que um cliente pergunte sobre algum objeto, por exemplo, ou determinado quadro, enquanto espera ser atendido. Escolha artigos de decoração que tenham uma história legal por trás, pode ser uma forma de “quebrar o gelo” e se aproximar de um parceiro comercial, por que não?
Por fim, lembre-se, por mais óbvio que isso pareça, que uma sala comercial não é uma sala de estar da sua casa. Sim, faça dela um lugar aconchegante e muito confortável, mas faça isso para que ela seja um ótimo ambiente de trabalho e um cartão de visita da sua empresa. Talvez o que esteja entre as paredes valha mais do que um longo discurso!