Está enganado quem pensa que marketing é assunto apenas para multinacionais ou grandes grupos corporativos. Saber divulgar o negócio é fundamental também para o sucesso das pequenas e médias empresas.
Não existe receita para divulgação perfeita, mas uma boa aposta pode ser combinar estratégias de divulgação offline (jornais, revistas, televisão) e online (redes sociais, blogs, anúncios online).
A publicidade offline, mais tradicional, cada vez perde mais espaço para a comunicação online. Enquanto a primeira tem pontos negativos como o alto custo, a dificuldade de medir o alcance da mensagem e a demora para a divulgação do conteúdo, pois depende de horários preestabelecidos, a segunda é uma opção mais barata, que permite um contato próximo com o consumidor e agilidade na divulgação.
Mas isso não quer dizer que a mídia tradicional não tenha prós. Pelo contrário: tem uma audiência naturalmente segmentada, provoca uma satisfação rápida no consumidor e oferece uma divulgação permanente. Veja abaixo alguns exemplos de mídias on e off:
- Redes sociais: Facebook, LinkedIn, Instagram, YouTube e Twitter são as redes mais utilizadas – mas isso não quer dizer que você precisa entrar em todas de uma só vez. Inicie a sua presença online em pelo menos duas delas (recomendamos o Facebook, voltado ao usuário final, e o LinkedIn, para uso corporativo).
- Blog: Crie um blog para se comunicar com os stakeholders e melhorar o posicionamento da sua página nos mecanismos de busca, como Google e Bing.
- Ads: É possível fazer anúncios online gastando pouco, em ferramentas como Facebook Ads e Google AdWords, mas é preciso realizar a segmentação com cuidado.
- Anúncios em jornais/revistas/televisão: Sim, esse tipo de divulgação pode pesar no bolso, mas tenha em mente que você não precisa optar por um periódico ou programa de circulação nacional. Jornais, revistas e canais de TV regionais cobram menos pela veiculação de propagandas e podem trazer excelentes resultados!
Assim, a solução para deixar seu empreendimento mais competitivo é incluir estratégias online no marketing tradicional, preparando seu negócio para a imediatez e velocidade do mundo das redes sociais, sem abrir mão das fórmulas tradicionais que ainda trazem bons resultados.
Recomendamos a contratação de uma empresa ou profissional especializado para planejar e executar as ações de marketing e campanhas de publicidade mencionadas no texto.
Bons negócios!