Desde antes da pandemia do coronavírus, o home office e o coworking já eram tendências fortes no Brasil. Com o isolamento social e a opção de muitas empresas por oficializar o trabalho remoto, híbrido ou no modelo inovador de Anywhere Office, algumas dificuldades novas surgiram.
Se, antes, o desafio de manter equipes remotas motivadas tinha a ver apenas com o trabalho em si, hoje o problema passa pela compreensão de que as pessoas não apenas estão trabalhando em casa, como, na maior parte das vezes, simplesmente não estão saindo de casa.
Afinal, não estamos apenas falando de uma troca de ambientes – do escritório ou sala comercial para um cômodo na casa –, mas de uma alteração brusca na rotina que, ainda que agora já mais naturalizada, ainda impõe obstáculos.
Pensando nisso, separamos 4 dicas sobre como manter equipes remotas motivadas em tempos de pandemia.
1. Mudar o mindset
Pode parecer aquelas dicas tipo “coach”, mas acredite, não é o caso. Um dos fatores mais desmotivadores do trabalho remoto é o excesso de contato e, consequentemente, controle dos líderes ou chefes.
A “vigilância” faz parte de um mindset mais tradicional, quando os funcionários estão entre as quatro paredes do escritório e, de certa forma, consentem com uma maior observação. No entanto, o trabalho remoto impõe uma mudança de chave, apostando na autonomia e na descentralização do poder, buscando mais metas e boas entregas do que meros horários e “obediências”.
2. Investir em boas ferramentas digitais
Poucas coisas mais irritantes e cansativas, no trabalho remoto, do que não conseguir se comunicar de forma ágil com colegas e equipe. Ou, ainda, não ter à disposição boas ferramentas para organização de projetos, compartilhamento de arquivos, entre outros, para desempenhar as atividades.
Por isso, um dos primeiros passos para garantir a motivação das equipes no home office é investir em ferramentas adequadas para dinamizar o trabalho. Inclusive, muitas vezes não é nem preciso gastar um centavo, já que há ótimas opções gratuitas perfeitas para o trabalho remoto.
3. Apresente resultados semanais
Quando trabalhamos de forma isolada, é normal ter a sensação de que as atividades que fizemos simplesmente sumiram. Afinal, o trabalho é entregue e, sem as reuniões diárias típicas do escritório, é como se prazos e clientes desaparecessem assim que fechamos a tela do computador.
Um ponto importante para manter a motivação alta é fornecer feedbacks individuais e coletivos, com apresentação semanal de resultados das equipes. Isso favorece que cada pessoa se sinta parte do grupo e responsável pelo bom trabalho, aumentando o engajamento individual.
4. Ouça sua equipe
Mais uma dica importante para gerenciar times remotos é saber ouvir seus liderados. Esse é um ponto muitas vezes negligenciado pelos líderes, mas agora, durante a pandemia, não tem mais desculpa. Se normalmente as equipes já podem se sentir desanimadas e insatisfeitas com o trabalho, hoje além de tudo é provável que se sintam assim com toda a vida.
Gerenciar times remotos é também gerenciar sentimentos e expectativas. Além de fornecer feedbacks, colha retornos sinceros da sua equipe sobre o trabalho, as ferramentas utilizadas, os prazos, as cobranças.
Numa palavra: quando o assunto é trabalho remoto, motivar não é apenas dar motivos, mas principalmente entender as motivações. Mudar a forma de pensar a liderança é o primeiro passo para melhorar o “ambiente” de trabalho e garantir resultados melhores e equipes mais engajadas.