Como reduzir custos na empresa para sobreviver à crise

Todo bom gestor costuma ter, entre suas tarefas, a missão de reduzir custos. Afinal, fazer mais com menos recursos é a chave para o sucesso, não é mesmo? E isso nunca foi tão verdade.

Em tempos de incerteza como os que vivemos hoje, onde já podemos ver os sinais da recessão econômica em decorrência do COVID-19, reduzir custos na empresa para sobreviver à crise virou palavra de ordem, principalmente para os pequenos e médios negócios.

Imaginamos que você já tenha tomado algumas medidas, mas em momentos como esse todas as ideias são bem-vindas, certo? Então vamos lá!

  • Não perca tempo buscando uma única solução mágica

Primeiro, esqueça a ideia de encontrar uma única solução que mudaria radicalmente a estrutura de custos da sua organização ou mesmo de um departamento específico, resolvendo assim o seu problema de uma só vez. Se essa ideia existisse, provavelmente traria tanto risco que a organização nunca estaria disposta a implementá-la. Em vez disso, planeje atingir seu objetivo com uma combinação de ações focadas em redução de custos, entre elas as que mencionaremos abaixo.

 

  • Reveja seu planejamento e orçamento para todas as áreas

Quando fizer isso, você perceberá que muitos planos que foram feitos irão para a gaveta. Muitas coisas que antes eram necessárias passaram a ser dispensáveis e as prioridades mudaram completamente.

Reveja todos os planejamentos e orçamentos e elimine os custos que excedam o valor gerado para a empresa (tendo em mente que, certamente, as atividades cortadas tem algum valor e que o corte causará desconforto). Comece identificando todas as oportunidades para reduzir a carga de trabalho nas áreas – e depois redistribua as atividades restantes entre o menor número de tarefas (e, se for o caso, pessoas).

 

Diminuir a carga de trabalho é importante pois raramente é possível obter reduções de custo a menos que você remova uma parte do trabalho da área. Nunca é uma boa ideia tentar fazer o mesmo trabalho com menos recursos ou pessoas.

 

  • Política do “faça você mesmo”

A contratação de um profissional geralmente oferece os resultados mais refinados, mas existem muitos recursos disponíveis para que você, e seus colaboradores, possam se virar sozinhos em algumas tarefas. Você pode procurar opções como estas:

  • Fazer um site por meio de um criador online como o Wix, em vez de contratar uma agência;
  • Construir uma loja online através de uma plataforma como Shopify, em vez de contratar um programador;
  • Usando o Canva para criar materiais de marketing, postagens ou logotipos, em vez de contratar um designer;
  • Utilizar bancos de imagem gratuitos, como o Pixabay;
  • Usar ferramentas de videoconferência gratuitas, como o Zoom (para reuniões de até 40 minutos) e o Google Hangouts.

Muitas vezes, você pode se aproximar da qualidade profissional com uma economia significativa de custos, se estiver disposto a investir um pouco de tempo para aprender uma nova habilidade. Você também pode consultar seus funcionários, amigos e familiares para ver se eles têm habilidades ou conhecimentos específicos que poderiam emprestar ao seu negócio.

 

  • Substitua ferramentas pagas pelas versões gratuitas

Certamente a sua empresa trabalha com diversas ferramentas pagas, seja para operações, vendas, marketing ou até mesmo contabilidade. Chegou a hora de avaliar quais delas são absolutamente necessárias e quais podem receber um downgrade no momento. E se a ferramenta que você utiliza não possui uma versão gratuita, tente negociar o preço do seu plano ou busque por outra alternativa.

Confira em nosso blog uma lista de ferramentas gratuitas que contribuem com o trabalho remoto.

 

Agora é a hora de se reinventar. Com determinação, foco, criatividade e redução de custos, nós podemos sair dessa!