Como reter os funcionários da sua empresa.

O alto índice de rotatividade de funcionários pode estar ligado a diversos fatores, como insatisfação no trabalho, clima organizacional ruim, inadequação à vaga ou problemas com a gestão.

Os impactos que essas alterações constantes no quadro de funcionários podem causar na empresa são bastante negativos e geram um aumento de gastos com seleção e treinamento dos novos colaboradores, além dos custos decorrentes de rescisões contratuais, como pagamentos de leis trabalhistas. Um funcionário feliz e motivado produz mais e melhor, por isso separamos algumas dicas para você conseguir manter os melhores ao seu lado:

 

  • Estabeleça um plano de carreira para que o funcionário possa visualizar possibilidades internas e se dedicar ao seu crescimento profissional. Invista em benefícios com baixo impacto financeiro e alto retorno motivacional como, por exemplo, horários flexíveis.

 

  • Faça com que seu funcionário se sinta parte da empresa. Alinhe as expectativas e atribua a ele a corresponsabilidade pelo planejamento e andamento de sua própria carreira.

 

  • Crie ações para melhorar o clima no ambiente corporativo e tornar o dia-a-dia da empresa naturalmente leve e agradável. Em empresas menores os líderes conseguem estar mais próximos dos empregados, proporcionando ações como café da manhã, happy hours, campeonatos esportivos internos, entre outras atividades. Essa proximidade é fundamental para fortalecer as relações.

 

  • Estimule a troca de ideias, o trabalho em equipe e crie oportunidades para falar e ouvir seus colaboradores. Deixe claras as estratégias e sempre que possível envolva-os nos processos de tomada de decisão ou em projetos em andamento. É necessário que o funcionário perceba a participação no negócio e tenha suas ideias levadas em consideração, por isso, evite fazer críticas não construtivas.

 

  • Estipule metas possíveis de serem batidas. É uma ideia equivocada pensar que metas inalcançáveis farão com que as pessoas se esforcem e se dediquem mais. Muitas vezes o efeito é contrário e gera um sentimento de frustração e incompetência, podendo provocar um alto nível de stress.

 

Trate seus empregados como aliados, trabalhe na retenção de talentos e veja melhoras significativas nos níveis de satisfação do consumidor, número de vendas e também no clima organizacional e produtividade!