Rotina com horários flexíveis, comissões atraentes, mercado imobiliário em expansão. Essas são alguns dos fatores que tanto seduzem pessoas querendo se tornar corretores de imóveis. Depois de tomada essa decisão profissional, surge a dúvida: trabalhar vinculado a uma imobiliária ou arriscar ser autônomo?
A primeira opção te traz algumas seguranças, como pagamento de FGTS e demais direitos trabalhistas, estrutura de ponto e divulgação, treinamentos, suporte em questões burocráticas, entre diversos outros benefícios que te permitem se concentrar unicamente em encontrar soluções para os clientes e fechar negócios.
Já a carreira de autônomo tem seus riscos, mas também suas recompensas. Iremos apresentar algumas características da atividade independente, para que você decida se sua forma de trabalhar e seu perfil pessoal combinam com este modelo e podem te fazer lucrar mais.
Se você é capaz de se organizar, gerenciar seu tempo e finanças, tem um perfil mais criativo e dinâmico, então empreender pode ser uma boa ideia. O primeiro passo é se regularizar, obter um CNPJ e arcar com as taxas e impostos oriundos da atividade autônoma. Lembre-se também que todos os custos de telefone, internet, gasolina, software imobiliário e publicidade, serão seus. A responsabilidade também aumenta. Todas as questões administrativas, financeiras, de marketing, etc, deverão ser gerenciadas por você.
Por outro lado, a comissão de cada venda também será 100% sua. Mas é importante destacar que os ganhos também são variáveis e sem frequência definida, então é importante que ao se aventurar em um negócio próprio, você já tenha uma quantia de reserva financeira e, principalmente, uma boa carteira de clientes.
Se você for um profissional bom de captação e já tiver construído uma rede de relacionamentos fortes e duradouros, tem grandes chances de ter sucesso na atividade. Abra sua mente e busque também possíveis parcerias com corretores, dessa forma você pode negociar parte da comissão e ganhar uma renda extra.
Avalie qual o caminho irá te proporcionar maior realização pessoal e profissional e capacite-se para ser sempre o melhor, independente do meio que escolher.