Para vender mais é preciso estar onde o cliente está.
E, provavelmente, você irá encontrá-lo nas redes sociais.
Utilizar as mídias sociais – Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Pinterest, Snapchat, entre outras – para alavancar as vendas é uma estratégia que vem sendo seguida por um número cada vez maior de empresas. Especialmente as pequenas e médias, que não têm capital suficiente para investir em mídias tradicionais como a televisão, rádio e jornal, estão apostando nos canais digitais para divulgar e vender seus produtos ou serviços.
Mas assim como todos os processos dentro de uma empresa, nada deve acontecer sem planejamento. Então, como montar uma estratégia de vendas nas redes sociais?
Saiba como:
- Aprofunde seu conhecimento
Mesmo que você contrate um profissional especializado – o que é altamente recomendável – sugerimos que você aprofunde seu conhecimento sobre internet e mídias sociais. A presença virtual da sua marca é tão importante quanto a real e é necessário ter conhecimento sobre esse universo, não só para desenvolver o planejamento mas também para se certificar de que o especialista está realizando o trabalho de acordo com as expectativas e metas estabelecidas para o seu negócio.
- Trace o perfil do seu público
Assim como qualquer estratégia de comunicação, é preciso conhecer o público para definir a melhor forma de alcançá-lo. Sua organização precisa saber informações como: idade média, sexo, localização, preferências e dados sobre o comportamento de seus clientes.
- Faça um benchmark
Saber o que os concorrentes e outras páginas de interesse estão fazendo em suas mídias é fundamental, obviamente não para replicar os conteúdos, mas sim como fonte de inspiração – obtenha ideias sobre temas, linguagem e até melhores horários para postagem. Estude os competidores que fazem sucesso nas redes, bem como empresas de outros segmentos que vendem para o mesmo público que você.
- Defina um cronograma
Crie um cronograma semanal de postagens – o ideal é ter ao menos uma publicação diária, pois essa periodicidade mínima demonstra que a sua companhia se preocupa com a presença nas redes sociais e deseja estabelecer um relacionamento duradouro com os consumidores por meio dos canais digitais. Também é essencial publicar conteúdos variados relacionados ao universo da sua marca, pois se houver apenas propaganda, os seguidores perdem o interesse e dificilmente voltarão à sua página.
- Invista em publicidade online
Mesmo que a sua verba não seja robusta, essa é uma das grandes vantagens da publicidade nas mídias sociais: é relativamente barata e eficaz. Especialmente se o seu objetivo for divulgar a sua marca e aumentar a venda de produtos/serviços, os anúncios no Google e Facebook são grandes aliados.
- Monitore e meça os resultados
Como as redes sociais são um ponto de contato valioso com seus clientes, é imprescindível realizar o monitoramento constante do que está sendo dito sobre a sua marca, além de responder prontamente aos questionamentos feitos nos comentários ou enviados por mensagem.
A mensuração dos resultados também é necessária para averiguar se o caminho escolhido no início deve ser mantido ou ajustado e se as metas foram atingidas.
Não se esqueça de que as mídias sociais não são meras ferramentas de divulgação e venda, elas existem para criar e consolidar relacionamentos Suas páginas na rede devem, primeiro, cativar e estreitar laços com o público, funcionando como um canal de comunicação e fidelização de consumidores.