E-commerce: a alternativa do presente e do futuro para quem quer empreender.

A internet mudou muitas coisas, entre elas, o comércio. As transações comerciais, que antes só aconteciam pessoalmente ou, no máximo, via telefone, ganharam uma nova frente: o e-commerce. Além de ser um excelente canal de vendas para grandes empresas, o comércio eletrônico também vem se mostrando uma ótima alternativa para novos empreendedores.

É o caso, por exemplo, de Renato Garcia de Andrade e Alexandre Pereira Garibaldi, criadores da MazaWeb, um negócio que vende de tudo um pouco, desde mochilas a lenços palestinos. Em entrevista concedida a Exame, a dupla explicou que em 2009 investiu no e-commerce inicialmente R$ 32 mil e, em menos de dois anos, chegou a uma receita mensal de R$ 85 mil.

Esse e outros casos de sucesso podem ser explicados pelas vantagens do e-commerce. A seguir, vamos falar sobre 4 motivos principais para investir nessa alternativa.

Menor custo. Comparado ao modelo de vendas tradicional, que dependem de estruturas físicas, quadro de pessoal e espaço extra para estocagem, o e-commerce demanda de uma infraestrutura bem mais enxuta – e econômica. Os custos fixos para iniciar e manter um negócio virtual são bem menores do que uma loja em shopping ou mesmo na rua, o que é uma grande vantagem para quem está começando a empreender.

Versatilidade e otimização. Na internet, as relações são extremamente dinâmicas e há muito menos burocracia. É mais fácil abrir um e-commerce e divulgá-lo para o público, fazendo uso de estratégias de mídias sociais, publicidade online e blogs.

Disponibilidade permanente. No comércio físico, há algumas pedras no caminho entre o produto e o consumidor: horários de funcionamento, distância e locomoção, atendimento deficiente etc. No comércio virtual, por sua vez, a conversão do interesse em vendas pode ser imediata. Uma característica preciosa do e-commerce: se há demanda, há atendimento.

Maior alcance de consumidores. Conhecendo melhor o nicho de mercado a partir das ferramentas que a internet proporciona, a empresa tem potencial de se tornar um referencial em muito menos tempo. “Bombar” na mundo online pode levar menos tempo do que obter o mesmo reconhecimento fora dele. Ainda, uma divulgação personalizada significa estabelecer laços fortes com os clientes e descobrir consumidores em potencial.

Investir em e-commerce não é apenas uma excelente opção, mas algo que se mostra cada vez mais como uma necessidade. O mundo está muito mais ágil, as relações muito mais dinâmicas – quem quer empreender não pode correr o risco de ser deixado para trás.