Ferramentas gratuitas que contribuem com o trabalho remoto

Entre os desafios enfrentados pelas empresas devido à pandemia da Covid-19, vem se destacando a dificuldade de adaptação ao trabalho remoto, particularmente o home office. Isso porque não se trata apenas de uma transição de ambientes – do escritório para a sala de casa – mas de uma verdadeira mudança do modo de vida, alterando completamente o cotidiano, com implicações até de ordem psicológica.

 

Por outro lado, se compreender essa alteração é uma tarefa ainda difícil, encontrar maneiras práticas de dar conta do trabalho pode ser algo um pouco menos complicado, se usarmos a tecnologia em nosso favor. Desde a organização e o planejamento de tarefas até videoconferências com 100 pessoas, é possível contar com uma série de ferramentas para trabalhar remotamente. E o melhor, de forma gratuita.

 

Conheça algumas delas e veja como você e sua empresa podem manter a produtividade durante o home office.

 

Slack

 

O popular WhatsApp apresenta o inconveniente de permitir a confusão de conversas pessoais e profissionais, o que não apenas aumenta as distrações como pode gerar envios de mensagens equivocados. O Slack, por sua vez, permite reunir toda a comunicação de um assunto ou projeto específico no mesmo ambiente, concentrando a equipe em torno de suas metas. Além disso, é possível enviar e armazenar aquivos e criar listas de assuntos, para projetos nos quais somente alguns integrantes do time estão envolvidos. O programa pode ser integrado com serviços como o Google Drive, o Office 365 e o Trello.

 

Zoom

 

Videoconferências são um recurso fundamental para trabalhos remotos, seja para realização de reuniões de equipe, seja para transmissão de aulas ou palestras. Com o Zoom, na versão gratuita, é possível fazer chamadas individuais ilimitadas e reuniões em grupo de até 100 participantes, por 40 minutos.

 

Skype

 

Esse programa é um daqueles conhecidos de longa data. Entre os mais populares da categoria, o Skype realiza chamadas de voz e vídeo que, na versão gratuita, podem ter a participação de até 20 usuários. Uma ferramenta ótima para reuniões de qualquer duração, permitindo ainda o envio de mensagens e o compartilhamento de links, telas e arquivos. O serviço funciona em celulares, tablets, TVs e consoles de jogos.

 

Trello

 

Essa ferramenta, que já citamos como integrada ao Slack, é quase obrigatória para a organização de projetos individuais ou colaborativos. Bastante fácil de usar, o Trello mostra quadros com listas de tarefas com identificações coloridas e informações sobre prazos, objetivos e comentários. É possível fazer upload de arquivos, além de personalizar as telas e tarefas como se fossem post-its.

 

WeTransfer

 

O problema da maioria de ferramentas que permitem a transferência de arquivos é o limite de tamanho, quase sempre baixo. Problema do passado, já que na versão gratuita do WeTransfer é possível enviar até 2 GB de arquivos para até 20 e-mails. Uma solução perfeita para momentos como esse.

 

Fazer home office não precisa significar perda de produtividade. Estabelecendo uma rotina de trabalho, com horários e tarefas bem definidos, é possível aproveitar a tecnologia para trabalhar em alto nível sem a necessidade de ultrapassar o número de horas normalmente trabalhadas. Aproveite nossas dicas para diminuir as dificuldades desse período.