Depois que a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia global da COVID-19, diversas escolas e universidades suspenderam as aulas, serviços públicos foram reduzidos ou modificados, eventos de todos os tamanhos foram cancelados e, no mundo corporativo, muitas empresas se viram obrigadas a mandar seus funcionários para casa.
A situação é extremamente delicada e exige isolamento por tempo indeterminado, como forma de conter o avanço da doença no Brasil, o que, sem dúvida, vai remodelar a sociedade, seja do ponto de vista das relações sociais e familiares, seja do ponto de vista do trabalho.
O home office, ainda que seja uma prática cada vez mais comum, não deixa de ser um desafio para a maioria das empresas. Sendo uma “cultura” relativamente nova, o home office encontra como maior obstáculo a distração, cujo impacto na produtividade é preocupação no mundo dos negócios. Em tempos de quarentena, então, em que estamos naturalmente mais preocupados e distraídos, empresas se perguntam como manter a produtividade dos times remotos.
No entanto, há algumas dicas bastante simples que podem auxiliar na construção de um ambiente propício para o trabalho mesmo em casa. E o melhor, sem precisar gastar nada. Algumas delas, inclusive, nada mais são do que transportar alguns métodos de organização do trabalho para o próprio lar. Mas como? Vamos lá:
Defina um espaço para o home office
É importante escolher um único cômodo para trabalhar em casa. Por mais que você fique tentando a passear pela casa com o notebook, ou a cada dia trabalhar em um lugar, o melhor é ter um posto fixo, o que ajuda a disciplinar o corpo a manter uma rotina mesmo em casa. Outra dica muito simples é ter bastante água no cômodo escolhido para o trabalho, assim evitando levantar a todo momento.
Crie (e mantenha) um cronograma
Manter um cronograma é necessário. Sem supervisores por perto lembrando prazos ou tarefas mais urgentes, uma boa dica é orientar os colaboradores a planejar os dias listando os trabalhos em ordem de prioridade, para evitar distrações justamente nos momentos mais importantes.
Condições favoráveis do ambiente
E mais uma dica super simples – não falamos que de fato as coisas podem ser mais fáceis? Iluminação. Numa sala comercial ou escritório a iluminação é um dos itens mais importantes do projeto arquitetônico. Não faltam estudos – e, cá entre nós, podemos ver na prática – de que a configuração da luz num ambiente influencia diretamente nossa atenção. Por isso, dê preferência para cômodos com boa iluminação, principalmente natural. Acredite: vai fazer toda a diferença.
Além disso, é fundamental ter uma mesa adequada e uma cadeira confortável, porém firme, que garanta o apoio necessário à coluna.
Reuniões por videoconferência
Agora, pensando mais do ponto de vista do trabalho em equipe, a dica de ouro é usar e abusar das chamadas de vídeo e videoconferências. Outra vez, sem a possibilidade de conversar pessoalmente com supervisores e colegas de time, é preciso driblar os desafios que podem impactar na produtividade e na qualidade do trabalho. O Whatsapp pode continuar funcionando para trocas mais imediatas, é claro, mas para pontos mais estratégicos do trabalho, é preciso falar cara a cara, utilizando o Skype ou o Zoom, por exemplo.
Se você tem uma empresa com funcionários que estão em home office, compartilhe essas dicas! Já se você mesmo está trabalhando em casa, coloque-as em prática o mais rápido possível!
Por fim, vale reiterar que esse é um momento bastante difícil para todos, e que exige muito cuidado consigo mesmo e com o próximo. Por isso, é ainda mais importante que o trabalho em isolamento seja livre de distrações, assim conseguiremos manter nossas obrigações e, dentro do possível, dar seguimento à vida de maneira responsável.