Networking – crie conexões e feche mais negócios

Quem aqui já não ouviu falar do famoso “QI”? No mundo dos negócios, QI significa “Quem Indica” e pode fazer toda a diferença na hora da sua empresa fechar novos contratos. Por mais que você invista em ações de marketing e divulgação da sua marca, seja no meio offline quanto online, uma boa indicação pode te levar longe! Mas para que isso aconteça, é preciso ter uma rede de relacionamentos ativa e, se possível, extensa.

Ou seja, chegou a hora do networking!

Neste post falaremos sobre práticas que te ajudarão a expandir suas conexões, consolidar relacionamentos e, consequentemente, gerar novas oportunidades para a sua empresa.

  • Nunca perca a oportunidade de aumentar a sua rede

Aproveite todas as oportunidades de fazer networking que você encontrar: eventos, feiras, workshops, lançamentos de produtos/serviços que tenham a ver com o seu negócio… até aquele cafezinho conta! E nem precisamos dizer que você não pode ficar quietinho(a) no seu canto, é preciso interagir com as pessoas – e não apenas com conhecidos, pois é preciso fazer novos contatos, certo?

  • Evite ver outros profissionais como concorrentes

Às vezes caímos na armadilha de enxergar os outros como concorrentes no mundo corporativo, sendo que em diversas ocasiões os profissionais do mercado são nossos aliados. Vendo os outros como parceiros você ganha conhecimento – afinal a troca de ideias é  benéfica para ambos – e ainda consolida relacionamentos!

  • Não force a barra

Ninguém gosta de pessoas que tentam uma aproximação forçada, não é? Por isso, antes de tentar conhecer alguém novo, procure um conhecido em comum para apresentá-los. Em seguida, busque iniciar uma conversa sobre um tema que seja do interesse de todas as partes e não fique falando demais sobre a sua empresa – quanto mais despretensioso parecer o seu contato, melhor. Esse não é o momento de vender, mas sim de conhecer.

  • Faça a aproximação entre outras pessoas

Assim como sugerimos que você procure uma pessoa para fazer a conexão com outra, o ideal é que você faça o mesmo! Quando puder criar uma ponte entre profissionais, você estará ao mesmo tempo consolidando uma imagem positiva própria e, aos poucos, poderá virar referência em seu meio.

Essas dicas são ainda mais valiosas se você é um microempreendedor ou se está começando agora o próprio negócio pois, quanto mais parcerias você construir, maiores são as chances de sucesso!