Se olharmos para os rankings e listas de empresas consideradas as melhores para se trabalhar, perceberemos que entre elas existem diversas características comuns, principalmente do ponto de vista do ambiente, da gestão de pessoas e dos benefícios oferecidos.
Hoje você vai conhecer 4 práticas comuns que fazem com que algumas empresas atraiam milhares de candidatos e sejam consideradas referências em suas áreas.
- Treinamento e ascensão na carreira
Para que os colaboradores desenvolvam o máximo de seu potencial e correspondam às expectativas da empresa, é necessário investir no seu aprendizado, oferecendo treinamentos e palestras internas, valorizando o trabalho em equipe e estimulando o compartilhamento de informações entre os colaboradores. Assim, os novos profissionais, bem alinhados com o perfil da empresa, têm a oportunidade de crescer com mais rapidez para poder ocupar cargos superiores.
- Flexibilidade e estabilidade da vida pessoal
Não é novidade que um profissional desestimulado produz menos e pior. Boas empresas valorizam não apenas a qualidade dos resultados de seus colaboradores, como sua vida fora da empresa, a fim de garantir que possam encontrar equilíbrio entre a vida pessoal e a rotina profissional. Licença paternidade estendida e home office são duas práticas típicas que impactam diretamente no bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, na qualidade do trabalho. Ou seja, é um ganha-ganha!
- Bonificações e premiações
O que um colaborador quer, antes mesmo de ascender na carreira, é sentir que tem seu trabalho reconhecido e justamente avaliado. Por isso, outro diferencial das boas empresas são os bônus e premiações oferecidas para profissionais que apresentam os melhores resultados nas atividades diárias, ou que apresentam iniciativas e projetos inovadores.
- Ambiente de trabalho confortável
Por último, talvez a principal característica das empresas consideradas as melhores para se trabalhar: o ambiente e a atmosfera de trabalho. Boa iluminação natural, arquitetura inovadora, espaços colaborativos, refeitório, copa, áreas de descompressão… são diversas as soluções encontradas pelas empresas para fazer do ambiente de trabalho um espaço aconchegante e estimulante para seus colaboradores, a fim de que seu bem-estar seja priorizado e a criatividade possa vir com tudo.
Não importa se sua empresa é uma gigante do mercado ou um pequeno negócio. Essas práticas de valorização do ambiente e do capital humano podem ser desenvolvidas em qualquer espaço sem a necessidade de grandes investimentos. O mais importante: conheça as necessidades de seus colaboradores!