Durante uma crise econômica, quando o mercado está desestruturado e o desemprego aumenta, muitas pessoas ficam perdidas, sem saber o que podem fazer para garantir sua renda ao final do mês.
Uma das coisas mais desafiadoras neste momento é empreender – mas também pode ser a mais recompensadora. Em meio a alguns pontos negativos, como a instabilidade do mercado brasileiro e excesso de burocracias, a crise gera muitas oportunidades que devem ser aproveitadas. Confira algumas delas:
Mercados aquecidos
Nem todos os setores ficam desaquecidos. Muitos continuam crescendo, mesmo que o PIB não pare de cair. Esta é sua chance de entender quais nichos estão se destacando e investir neles.
Crises acabam
A economia é cíclica, com fases boas e ruins. Portanto, as crises não duram para sempre e, logo que acabam, abrem espaço para os bons tempos. Quem souber segurar as pontas agora, colherá os frutos depois.
Solução de problemas
Empreender é identificar alguma necessidade, falha ou problema no mercado, e encontrar uma solução. Não existe momento melhor para fazer isso do que na crise, pois é quando o mercado fica mais exposto e vulnerável.
Reinvente
Essa é uma grande oportunidade para rever processos e produtos antigos e redesenhá-los. Pense em como você pode fazer algo de forma mais rápida, mais barata e com mais qualidade do que os demais.
Estrutura mais econômica
A crise propicia maior disponibilidade de imóveis, como galpões e salas comerciais, com preços justos e locatários flexíveis para negociações. É uma ótima chance para conquistar o espaço que você sempre sonhou e abrir seu negócio – entre em contato com a GMF!
Menos concorrência
Com muitas empresas fechando as portas e menos profissionais dispostos a arriscar, clientes e consumidores ficam órfãos de certos produtos e serviços. É hora de entrar em ação!
Mais mão de obra qualificada
O desemprego aumenta a oferta de profissionais talentosos no mercado de trabalho. Empreender na crise permite que você construa uma equipe com muita qualidade para mergulhar nesse projeto com você.
DNA forte
Empresas que nascem na crise tem uma vantagem competitiva: enquanto outras devem se adaptar aos momentos mais difíceis, essas organizações já vão nascer com a força necessária para encarar os turbilhões. Depois disso é só aproveitar mares mais calmos.
Essas são algumas das características que fazem da instabilidade econômica uma circunstância promissora para empreender. Estude com cautela o segmento em que deseja ingressar, entenda quais são as principais ameaças e oportunidades do mercado, analise a concorrência e monte um plano de ação bem estruturado. E o mais importante: acredite em você!