Por que participar de eventos?

Vale a pena investir em eventos corporativos?

Se você é desses que evita participar de eventos, pode estar perdendo ótimas oportunidades de negócio

Algumas pessoas evitam participar de eventos corporativos, seja porque no passado eles não trouxeram resultados ou porque não querem dedicar-se a esta atividade em seu tempo livre. Porém, eventos são muito mais do que assistir a algumas palestras e trocar cartões de visita. Eles podem ser muito estratégicos para a sua empresa, desde que haja preparo e planejamento.

Existem dois tipos principais de eventos: internos e externos. Ou seja, você pode promover um evento ou participar de um. Idealmente, você deve fazer uma combinação de ambos, mas isso depende dos seus objetivos e orçamento.

Eventos Internos

Você pode optar por realizar um evento interno em diversas ocasiões, mas eles devem fazer parte da sua estratégia principalmente no lançamento de produtos/serviços, divulgação de marcos da empresa (aniversário, abertura de filiais, internacionalização, mudança de escritório, chegada de novos executivos, etc) e comemorações (como festas juninas e de final de ano, mas também quando metas forem alcançadas).

Estes eventos podem ser para o público externo (clientes, prospects, investidores e parceiros) ou para os colaboradores da sua empresa. Você também pode promover um único evento para os dois públicos.

Eventos externos

Aqui entram todos os eventos dos quais você pode participar, mas que não foram organizados por sua empresa. A participação ativa acontece por meio de patrocínios, estandes, palestras dos seus executivos, moderação de rodas de discussão e painéis, etc. Mas, é claro, também é possível ir apenas como espectador, para se informar sobre algum tema de interesse e fazer networking.

Normalmente a organização dos eventos é responsabilidade das áreas de comunicação e marketing, mas outras áreas precisam também se envolver, especialmente a gestão e o departamento comercial (no caso de eventos internos para clientes).

O evento corporativo, apesar de muitas vezes ser um investimento alto, é muito importante para consolidar a sua marca no mercado, fomentar novos negócios e parcerias, posicionar seus executivos como experts em assuntos relevantes, se aproximar mais dos clientes e motivar os colaboradores.

Contudo, assim como todas as ações, a participação ou organização de eventos deve acontecer de forma planejada e metas precisam ser estabelecidas, como: gerar X oportunidades, conversar com X clientes estratégicos, marcar X reuniões. Dessa forma você poderá medir se aquele determinado evento traz resultados para a sua empresa e decidir se continuará investindo no futuro.

Dica: uma boa maneira de rentabilizar o seu evento (quando algum funcionário da empresa der uma palestra ou participar de um painel) é ao realizar uma transmissão ao vivo através das mídias sociais e/ou gravar e disponibilizar para o público. Assim você aumenta o seu alcance e permite que mais pessoas possam acessar o seu conteúdo, o que pode também gerar mais leads.