Diante da crise que estamos enfrentando no decorrer da pandemia de Covid-19, falar qualquer coisa sobre o futuro é um exercício cada vez mais incerto. Os impactos foram e continuam sendo inúmeros e em todas as áreas da vida. Não podia ser diferente com o mercado de trabalho.
De forma geral, o cenário é desafiador, principalmente do ponto de vista do desemprego e da falta de oportunidades. Por outro lado, as tendências nem sempre funcionam de forma tão objetiva – a questão é complexa, mas o importante é que, sim, mesmo nesse momento tão difícil, há profissões em alta no ano de 2021!
Com a chegada das vacinas e uma possível retomada da economia, especialistas acreditam que as empresas que se mantiveram durante a crise devem passar por uma onda de expansão e contratação no próximo ano.
Isso significa dizer que os cargos em alta em 2021 podem ganhar ainda mais destaque. Ou seja, oportunidade de ouro para quem está em dúvida de que caminho seguir!
Pensando nisso, conheça abaixo 4 áreas e/ou profissões do futuro e veja se alguma delas combina com você!
1. Profissões do futuro: sua profissão atual
“Que papo é esse?”, você deve estar se perguntando. Existe uma chance muito grande de que você que está lendo esse texto esteja trabalhando em home office.
Se esse for o caso, saiba que isso que parece ser “apenas” um novo lugar de trabalho significa uma verdadeira alta entre as diversas profissões. Quem trabalha de casa economiza recursos, otimiza o tempo e melhora a qualidade de vida.
Ao final da pandemia, há uma tendência de que empresas adotem em parte ou oficializem o trabalho remoto. Imagine a facilidade e o conforto do seu trabalho em casa aliado ao fim do isolamento. Por isso, se sua profissão atual se vale do home office, deve seguir firme e forte em 2021 e está entre as profissões do futuro.
2. Ciência e tecnologia
Com o início da pandemia, laboratórios e institutos científicos e tecnológicos do mundo todo precisaram arregaçar as mangas imediatamente para trabalhar em tempo recorde atrás de desenvolver vacinas capazes de imunizar populações de vários países.
Isso significou incentivo e injeções financeiras na área. Agora, não há mais espaço para ingenuidade: sabemos que essa não terá sido a única pandemia do nosso tempo, e por isso mesmo há uma tendência de valorização das profissões ligadas à área da ciência e da medicina, que precisam de mais e mais profissionais para pesquisa e desenvolvimento.
3. Profissões do futuro: Responsabilidade social
Em meio a demonstrações de falta de empatia na sociedade – ainda mais com as redes sociais – fica difícil explicar de maneira objetiva porque, ao mesmo tempo, têm se fortalecido as ações da iniciativa privada para analisar os impactos sociais das atividades.
Talvez boa parte dessa força venha dos próprios consumidores, cada vez mais atentos e questionadores sobre as marcas que compram. Por isso, profissões como consultoria para práticas sustentáveis, comunicação e relacionamento com o cliente e produção de conteúdo devem estar em alta. E o melhor: praticamente todas combinam perfeitamente com o trabalho remoto.
4. E-commerce
O e-commerce já vinha com tudo antes mesmo da pandemia e já era listado entre as profissões do futuro, pelo aumento feroz das compras online. Com a chegada da pandemia e a adoção do isolamento social, o comércio online foi intensificado por antigos empreendedores e adotado por diversos lojistas.
Só por esse ponto já seria possível citar algumas profissões que devem seguir em alta – outra vez, ponto para o trabalho remoto. Mas não podemos nos esquecer de que a principal forma de marketing dessas empresas é a presença nas redes sociais.
Profissionais especializados em marketing, redes sociais e estratégias e ferramentas para integrar lojas virtuais e Facebook/Instagram/YouTube têm pela frente inúmeras oportunidades de trabalho. E mais uma vez: profissões do futuro que casam com o trabalho remoto.
Como você viu, não são apenas profissões, mas também áreas que prometem estar em alta no ano de 2021.
É claro que há muitas outras ocupações em alta além das que citamos, mas a essa altura com certeza você entendeu que o mais importante não é encontrar uma única profissão que se aplica a você, e sim ficar de olho nas áreas mais aquecidas do mercado de trabalho.
Sobre uma coisa não há dúvida: trabalhar de casa continuará em alta.