Sorocaba é um solo fértil para novas empresas – é o que indicam os dados do Empresômetro do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). De 2015 a 2017, a quantidade de empresas na cidade registrou um aumento de 13,29%, chegando a 81.287 no início de janeiro. Esse crescimento coloca Sorocaba na 24ª posição no ranking que mede o número de empresas ativas no país.
Esses dados demonstram que mais empreendimentos são abertos em Sorocaba do que em outras grandes cidades brasileiras, uma vez que o município está à frente de Curitiba, Campinas, Guarulhos, João Pessoa, Joinviile, Vitória, entre outras. As empresas sorocabanas representam atualmente 0,41% dos negócios de todo o Brasil!
Por que cada vez mais empresas surgem em Sorocaba?
Acredita-se que esse aumento aconteceu, principalmente, devido a dois fatores: o fomento do empreendedorismo na cidade e o aumento do desemprego, que leva as pessoas a buscarem por fontes alternativas de renda.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Roberto Freitas, afirma que é possível observar o apoio ao empreendedorismo na cidade em diversas frentes. Para começar, ele destaca os esforços realizados por meio de iniciativas como o Espaço Empreendedor, um espaço criado pela Prefeitura de Sorocaba voltado aos micro e pequenos empreendedores, que oferece serviços gratuitos para que eles possam iniciar e formalizar os seus negócios. Até o momento, quase 10 mil empresas foram formalizadas.
O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) também possibilitou a vinda de mais empreendimentos para o município, principalmente os da área de tecnologia da informação. Contudo, os ramos das empresas atuantes na cidade são bastante diversificados, o que é muito positivo para o mercado regional.
Além disso, os pequenos empresários da região que precisam de recursos também contam com as linhas de crédito disponibilizadas pelo Banco do Povo. Em 2016, foram 400 contratos firmados e R$ 2,3 milhões movimentados.
Já a população que ficou desempregada, provavelmente como resultado da crise econômica, está apostando no empreendedorismo como forma de geração de renda. O consultor de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sorocaba, Maurício Hiromi, comenta que os atendimentos aumentaram significativamente no Sebrae, especialmente de microempreendedores individuais (MEI), nas ocupações ligadas ao vestuário, manutenção de computadores, cabeleireiros e marceneiros.
Hiromi também destaca a importância do planejamento nos novos negócios e recomenda que os empresários busquem por orientações no Sebrae, onde estão disponíveis consultores de plantão, palestras, cursos, além de conteúdo online gratuito sobre diversos temas importantes, como gestão financeira, administração, recursos humanos, etc.
E se você está procurando por um ponto para montar o seu negócio, a GMF oferece galpões e salas comerciais, para venda ou locação, no município de Sorocaba e região. Entre em contato! Saiba mais.