Uma das principais dificuldades de quem está começando um negócio é garantir um investidor para levantar fundos nesse momento decisivo. Existem muitas pessoas interessadas em aplicar recursos em um negocio promissor, mas antes disso eles precisam entender sua empresa, os riscos que poderão correr e quais os retornos desse investimento.
Para te ajudar a fisgar um investidor, aqui vão algumas dicas.
Planejamento
Em primeiro lugar, tenha em mente que você não vai a lugar algum se não colocar todos os seus projetos no papel. É preciso ter um plano de negócio bem estabelecido, com missão, visão, objetivos e resultados a serem atingidas no curto, médio e longo prazo. Apenas assim os possíveis investidores terão noção do que se trata seu negócio e se querem se envolver ou não.
Flexibilidade
Tenha a flexibilidade e capacidade de transformação necessárias para se adaptar aos tempos mais difíceis. Investidores geralmente trazem mútua bagagem consigo, portanto busque ouví-los. Entender que conselhos podem ajudar e que são muito bem-vindos, especialmente quando você não tem tanta experiência assim em um negócio, é importante.
Encontre a opção ideal para você
Investidor Anjo: é a opção ideal para negócios ainda embrionários. São pessoas físicas que investem dinheiro próprio e tempo para orientar os empreendedores nessa nova jornada.
Seed Capital (capital semente): é um ótimo investimento para empresas que já deram seus primeiros passos e têm clientes e produtos já definidos.
Venture Capital: investem em empresas de pequeno e médio porte, mas que já têm um faturamento expressivo. Geralmente esses fundos escolhem empresas que precisam daquele empurrãozinho para ganhar escala.
Private Equity: é uma modalidade de investimento para empresas que querem entrar na bolsa. O objetivo aqui é de alavancar seus resultados para aumentar o valor da companhia.
Crowdfunding: é um tipo de financiamento coletivo para empresas que estão começando. Para conseguir levantar dinheiro com crowdsourcing é preciso ter uma apresentação sólida da empresa e uma rede de contatos bem ativa.
Encaixe
Existem muitos perfis de negócios, assim como também existem muitos perfis de investidores diferentes. Opte por aquele que tenha um fit interessante com você e sua empresa.
Esperamos que as dicas te ajudem a encontrar a pessoa certa para seu empreendimento deslanchar. Procure com muito cuidado, pois essa decisão pode interferir diretamente em seu sucesso profissional. Boa sorte!