Veja os fatores que devem ser levados em consideração antes de começar a empreender

De acordo com o relatório do SEBRAE “Sobrevivência das Empresas no Brasil”, de outubro/2016, houve um aumento na taxa de sobrevivência dos negócios com até dois anos de funcionamento, passando de 54,2% (empresas criadas em 2008) para 76,6% (empresas criadas em 2012).

Entre os fatores que levaram a esse resultado, destacam-se: a expansão dos MEI e o aumento do PIB brasileiro no período. Apesar do cenário promissor, não se pode ignorar que os primeiros anos de vida de uma empresa são críticos e podem definir se elas seguirão o caminho do sucesso ou da falência.

O estudo do SEBRAE ainda determina quais fatores contribuíram para a sobrevivência das empresas. Veja abaixo quais foram eles e entenda quais são as recomendações que você deve seguir antes de abrir o próprio negócio:

  • Experiência do empresário

Já ter trabalhado no ramo que deseja abrir a empresa é certamente um diferencial, pois você já terá conhecimento prévio sobre os produtos/serviços, processos e mercado. Contudo, esse fator não é um impeditivo! Caso deseje se aventurar em um novo ramo, procure por um sócio, um funcionário ou até mesmo uma consultoria que já tenha experiência no segmento.

  • Motivação para abrir o negócio

Oportunidade ou necessidade? Se você decidiu abrir a empresa porque está desempregado, não tem nenhum problema. Porém, não se esqueça que você precisa ter paciência e capital para trilhar o mesmo caminho daqueles que enxergaram uma oportunidade. Veja os próximos tópicos!

  • Planejamento

Aqui não existem atalhos! O planejamento é fundamental para que seu negócio dê certo. Faça um plano de negócios completo, que contemple os seguintes itens: objetivos e metas a curto e longo prazo, planejamento financeiro (investimentos, capital de giro, etc), estrutura operacional da empresa, mapeamento de fornecedores, estudo de mercado, avaliação da concorrência e plano de comunicação e marketing.

É também nesta fase que você define onde a sua empresa será instalada. O endereço da sua sede ou escritório também é essencial para o sucesso do seu empreendimento, então conte com a GMF para encontrar as melhores salas comerciais e galpões em Sorocaba e Região.

  • Gestão

A boa gestão que irá garantir que o seu planejamento seja cumprido! Depende de você cuidar do seu negócio, aprimorar seus produtos e serviços, investir na contratação de profissionais qualificados e em treinamentos, bem como controlar as finanças, executando um acompanhamento rigoroso das receitas e despesas.

  • Capacitação

Gestores que querem ver suas empresas prosperando investem em capacitação profissional, tanto para eles quanto para seus funcionários. Invista principalmente em cursos sobre gestão, administração e finanças.egócios! Saiba mais.

Deixe um comentário