5 dicas para manter os funcionários produtivos no final do ano.

A proximidade do final do ano, das Festas e férias pode ocasionar uma queda na produtividade dos funcionários. A sensação de “ano que já acabou”, em alguns momentos, faz com que certas atividades sejam deixadas para depois. Mas especialmente em determinados segmentos, como no varejo, essa queda pode ser muito prejudicial para os negócios, já que nesta época as vendas aumentam muito!

 

De qualquer maneira, tendo o ritmo de trabalho reduzido ou aumentado no final do ano, a empresa precisa que seus funcionários continuem tendo um ótimo desempenho, certo?

 

Com certeza existem tarefas acumuladas ou que exigem maior atenção. Sempre tem aqueles trabalhos que vão ficando de lado no meio da correria, não é mesmo? Logo, o último mês do ano é o momento ideal para realizá-los! Mas é preciso fazer com que os colaboradores a tenham motivação para tal. Veja 5 dicas para manter a equipe produtiva:

 

 

  • Incentivos extras para quem bater as metas

Quer que o time de vendas continue com o mesmo gás do início do ano? Ofereça mais incentivos para quem bater as metas em dezembro! Aqui entram bônus, vale-presente, kits de Natal e até folgas extras em 2018.

 

 

  • Organização das demandas

Se você não quer ninguém ocioso nesta época, organize todas as tarefas e pendências. Dessa forma, todos ficarão ocupados e você saberá exatamente o que esperar de cada um do time. No caso de não haver muito trabalho a ser feito, oriente os funcionários para que se dediquem ao planejamento das ações do próximo ano.

 

 

  • Treinamentos e workshops

Certamente esse período é ótimo para oferecer treinamentos e investir na capacitação dos colaboradores, principalmente se o fluxo de trabalho estiver um pouco baixo. Aproveite para prepará-los para o novo ciclo!

 

 

  • Feedbacks

Todo funcionário dedicado anseia por saber a percepção do gestor sobre seu desempenho. Aproveite o momento para fazer sessões de feedback informais, dando também espaço para que o colaborador fale sobre suas expectativas e opinião sobre a empresa e colegas.

 

 

  • Horários mais flexíveis

A flexibilidade de horários pode impulsionar bastante a motivação, sabia? Especialmente nesta época, permita que os colaboradores resolvam pendências pessoais e passem mais tempo com suas famílias. Caso não seja possível, você pode flexibilizar o horário de almoço, para que eles possam interagir mais com seus times.

 

 

Siga essas dicas e entre em 2018 com tudo!