5 dicas para tirar sua empresa do vermelho.

Cuidar do orçamento do negócio é um desafio para os empreendedores brasileiros, principalmente perante um cenário de crise econômica. Sabemos que não é fácil se deparar com situações de endividamento e saldos negativos, no entanto, separamos algumas dicas que mostram que é possível adotar estratégias simples para reorganizar as finanças da sua empresa. Confira:

 

  • Elaborar um fluxo de caixa para controlar a movimentação financeira do seu negócio e definir o tamanho do seu problema. Reúna todas as dívidas que a companhia tem, incluindo pendências com funcionários, fornecedores, bancos e governo (impostos) e procure entender o que levou a empresa a ficar no vermelho.

 

  • Separar as despesas pessoais da empresa. Parece uma dica óbvia, mas é imprescindível definir um pró-labore e estabelecer o valor da sua retirada. Muitas pessoas recorrem aos créditos pessoais quando precisam de dinheiro na empresa, sem saber que pode ter condições melhores na conta jurídica. O contrário também é bastante comum, e tirar dinheiro da empresa para pagar as contas de casa pode bagunçar todo seu orçamento.

 

  • Fazer uma análise do que pode ser cortado para ter um fôlego financeiro extra. Elenque prioridades e, caso a análise aponte para a necessidade de cortes de custos e até mesmo de pessoal, não espere para agir. Ainda, se o seu aluguel está muito caro, avalie a possibilidade de procurar por outra propriedade (e conte com o apoio da GMF!).

 

  • Renegociar dívidas e conversar com os fornecedores. Negociar prazos de pagamento, taxas e avaliar oportunidades de redução de custo em sua cadeia de valor. Lembre-se: manter dívidas em aberto com os fornecedores é assumir um risco jurídico e comercial que pode causar problemas ainda maiores. Seja transparente com seus parceiros e estabeleça condições alinhadas com sua realidade financeira para que seja possível honrar os compromissos assumidos.

 

  • Ter um planejamento para o futuro. Passada a turbulência, o ideal é estabelecer um plano estratégico e metas para curto, médio e longo prazo. Uma boa opção é buscar apoio de um consultor financeiro para revisar o plano de negócio e investir em sistemas de gestão que ajudam a analisar todos os setores da empresa de forma integrada.

 

Aliando disciplina, força de vontade e organização, seu negócio tem tudo para ser saudável e lucrativo! Boa sorte!