Líder x Chefe – qual caminho seguir

Gerenciar pessoas não é fácil: todo empresário sabe disso. Mesmo se a sua empresa é pequena, gerir uma equipe é um grande desafio. Por isso, muitas vezes nos questionamos: chefe ou líder?

Se você não sabe qual é a melhor alternativa, vamos te explicar as principais características de cada um deles:

Chefe

Um chefe tende a ser autoritário. Acredita que para ter o respeito dos funcionários, é necessário se impor e dar ordens. Para ele, também é difícil delegar, pois tem receio de que seu time não execute as tarefas com a qualidade que ele mesmo faria, por isso é centralizador.

Também é comum que os colaboradores não se sintam confortáveis para conversar e relatar problemas, uma vez que os chefes não dão abertura para esse tipo de interação. Dificilmente um diálogo de igual para igual é estabelecido, pois o chefe acha que a sua posição na empresa faz com que ele mereça um tratamento especial – ele não se considera apenas mais um funcionário.

Outra característica do chefe é que ele não é focado em motivação, uma vez que acredita que a realização de um ótimo trabalho, sempre, é dever do funcionário. Ele costuma focar em resultados e lucro e não no bem-estar do seu time.

Líder

Um líder é respeitado não por ser temido, mas sim por ser uma figura inspiradora. Ele motiva a sua equipe e dá abertura para que eles expressem suas opiniões ou preocupações. O líder sabe ouvir e vê cada colaborador como um indivíduo único e busca sempre o desenvolvimento profissional de cada um deles.

Por se preocupar com cada funcionário, o líder entende a importância do feedback e o utiliza para valorizar as habilidades, o bom trabalho e dedicação, bem como apontar os pontos de melhora, ao mesmo tempo que propõe estratégias para o crescimento conjunto.

Aliás, essa é uma característica marcante do líder: ele não dá ordens, mas sim aponta o melhor caminho e segue junto, acompanha o seu time. Além disso, ele partilha tanto do sucesso quanto dos momentos difíceis, não levando toda a glória e nem repassando a culpa para outros membros da equipe.

Uma liderança que ouve e motiva pode trazer muitos benefícios à empresa, uma vez que colaboradores engajados tendem a ser muito mais eficientes. Sem contar nos impactos positivos para o clima organizacional e para a imagem da marca.

Pense nisso!