Você já ouviu falar em Marketing Sazonal?

A nomenclatura pode não ser muito conhecida para aqueles que não são profissionais da área, mas o conceito é relativamente simples e certamente você já viu diversas ações de Marketing Sazonal por aí. O varejo, principalmente, sabe explorá-las como ninguém.

Por exemplo: no mês passado, quando o Natal estava se aproximando, era possível ver comunicações sobre produtos/serviços e promoções em todos os cantos, certo? Os lojistas sabem há muito tempo que as datas comemorativas do calendário são excelentes oportunidade para impulsionar as vendas.

Mesmo que a sua empresa não seja varejista, o Marketing Sazonal pode ser benéfico para os negócios, especialmente no meio digital, onde é possível alcançar os consumidores sem ter que investir muito dinheiro.

Para tirar o máximo proveito e realmente potencializar suas vendas, é preciso montar um calendário de datas comemorativas para programar com antecedência suas ações ao longo do ano. O planejamento é essencial no Marketing Sazonal!

Além das datas mais importantes – segundo a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), as cinco datas comemorativas mais relevantes no Brasil são: Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças – marque também no calendário datas como a Páscoa, Carnaval, Dia das Mulheres ou até mesmo a Black Friday, que tem ganhado cada vez mais relevância em nosso país.

Além disso, veja quais são aquelas que têm aderência ao seu negócio: se a sua empresa é da área de TI, o Dia da Informática pode ser relevante; se for um pet shop, o Dia Mundial dos Animais será de grande importância para o seu público. Para isso, você pode consultar sites como o Calendarr (https://www.calendarr.com/brasil/datas-comemorativas-2018/).

Após a etapa do planejamento, comece a programar suas campanhas! É fundamental que sua mensagem seja sempre coerente ao seu negócio. Marketing Sazonal não é simplesmente desejar “Feliz Natal” aos clientes e prospects, mas sim se aproveitar do momento para fazer uma comunicação dirigida, relevante e de alto impacto.

Isso quer dizer que, se você é dono de uma concessionária, por exemplo, deve aproveitar as datas comemorativas para falar sobre seus atributos. Por exemplo:

  • Início do ano/Vestibular: Chegou a hora de cumprir a promessa para seu(sua) filho(a) que passou no vestibular, não é? Veja nossos modelos com condições especiais…
  • Carnaval: Quer mais segurança para pegar a estrada neste Carnaval? Conheça o modelo x, da marca y, que oferece….
  • Dia das Mães: Sabemos que o melhor presente são os seus filhos, mas depois deles o carro z vai te conquistar!

Também aproveite as datas comemorativas para realizar promoções e sorteios sazonais, bem como campanhas de relacionamento com os clientes.

O ano está apenas começando, crie seu calendário e aumente sua conversão em 2018!