A busca por condomínios fechados tem sido cada vez mais comum, principalmente por motivos de segurança, privacidade e qualidade de vida. No encontro com essa nova possibilidade, é comum se deparar com ofertas de condomínios horizontais e verticais. Você conhece as principais diferenças entre eles?
Apesar de parecer uma questão simples, a verdade é que muitas pessoas – incluindo profissionais do mercado imobiliário – não sabem a principal diferença entre condomínio horizontal e vertical. Vamos tirar a prova:
Condomínio horizontais são aqueles em que as casas são construídas lado a lado e dentro de um mesmo terreno, enquanto condomínios verticais são aqueles de prédios, concorda? Não concorde, pois isso está errado!
A dificuldade está no referencial, isto é, no plano de referência que determina o tipo das construções. Afinal, pensando como falamos no dia a dia, faz sentido dizer que um prédio está na “vertical”, enquanto casas estão na “horizontal”, não é mesmo?
No entanto, para fins de construção civil, o que vale é o plano de separação. E é aí que as coisas se confundem. Pense em duas casas vizinhas. O plano que as separa é um muro vertical, certo? Portanto, o condomínio de casas é vertical.
Agora pense num prédio. O plano que separa um andar do outro é o teto/piso, que são horizontais. Portanto, condomínios de prédios são horizontais, já que a referência é o plano de separação.
Hoje, condomínios verticais, isto é, conjuntos de casas construídas no plano vertical, são cada vez mais incomuns nas grandes cidades, já que requerem um terreno bem maior para sua construção. Em contrapartida, esse tipo de condomínio é cada vez mais comum em cidades do interior, oferecendo muitas razões para se mudar.
Já os condomínios horizontais, isto é, os conjuntos de prédios de apartamentos, seguem bastante comuns nas cidades de médio e grande porte, oferecendo a vantagem de utilizar pouco espaço do solo. Nesses condomínios, geralmente é possível encontrar extensas áreas comuns, com muito verde e espaços para lazer.
Condomínios fechados, horizontais ou verticais, são uma interessante alternativa de vida para reunir segurança, privacidade e bem-estar. Conhecer suas diferenças, desde o nome até suas características, é importante para tomar a melhor decisão.