Por que morar no interior de São Paulo?

 

Quem nunca quis mudar de ares? Por curiosidade, necessidade ou oportunidade, mudar de cidade é uma preocupação comum entre os moradores de grandes capitais e centros urbanos em todo o país.

 

Para algumas pessoas chega a ser um sonho, o que é possível entender quando pensamos na correria do dia a dia, no alto custo de vida, na insegurança, no trânsito, entre outros problemas típicos de uma cidade movimentada. Afinal, quem não quer um lugar mais tranquilo, barato e seguro para viver com a família?

 

Além disso, com a pandemia do novo coronavírus e a consequente aceleração do trabalho remoto, muitas famílias hoje já pensam em mudanças definitivas, o que é um indicativo de que podemos estar próximos de um êxodo urbano.

 

A grande pergunta que fica, portanto, é se esse ideal de mudança de vida se reflete na realidade. E a resposta, para falarmos de maneira direta, é sim! Saiba por quê:

 

Estilo de vida

 

Você provavelmente já ouviu falar que no interior as pessoas são mais agradáveis e acolhedoras. Isso é mesmo verdade e é bem fácil entender: sem o caos do trânsito e do comércio, com mais áreas verdes e menores custos, a rotina se torna mais leve, o que se reflete na saúde e no bem-estar das pessoas. E só de falar nisso já demos mais motivos para morar no interior de São Paulo.

 

Menor custo de vida

 

Com maior oferta de terrenos e menor procura da população local, os imóveis têm menor custo, sendo lançados anualmente e com vantagens muito atrativas, como localização estratégica. Sem falar nos custos em geral, incluindo produtos, serviços e transporte. Com distâncias menores, não só toda cadeia produtiva é impactada, resultando em menores custos para as pessoas, como também se torna possível percorrer trechos a pé ou de bicicleta.

 

Infraestrutura de serviços

 

O interior paulista é extremamente diverso e é verdade que existem muitas cidades pequenas e isoladas, mas há muitas cidades com bom desenvolvimento econômico, particularmente aquelas que abrigam indústrias e grandes negócios como a agricultura. Nessas cidades em geral há grande infraestrutura de serviços e boa oferta no mercado de trabalho, muito menos competitivo e com bons salários.

 

Maior contato com a natureza

 

Com área verdes, montanhas, rios, a grande maioria das cidades do interior de São Paulo permite um contato mais intenso com a natureza, garantindo um ar mais puro e, portanto, melhor saúde para a população. Todo esse verde significa que de um lado há menos vias cheias de barulho e poluição, e de outro, mais parques e áreas naturais para curtir com a família e fazer exercícios.

 

Mais segurança

 

Nas cidades de interior, a criminalidade é menor do que nos grandes centros urbanos. Mas isso você provavelmente já sabia. O que talvez você não tenha pensado é o que isso significa no seu dia a dia. Significa que você pode andar com liberdade pelas ruas, pode levar as crianças para brincar em espaços públicos e abertos e pode chegar e sair de casa com muito mais tranquilidade.

 

Sobram motivos para morar no interior de São Paulo, não é? É a oportunidade de ter uma vida mais tranquila e saudável, para você e sua família, sem abrir mão das oportunidades e serviços de qualidade.